quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como fugir da sensualidade
 
 
Hoje em dia com o surgimento da Internet, tornou-se “EXTREMAMENTE FÁCIL” o acesso a qualquer tipo de material, seja qual tipo for, tanto para edificação como para ruína espiritual. Infelizmente este último parece estar prevalecendo cada vez mais. Existem muitas pessoas, até mesmo entre os cristãos, que estão arruinando suas vidas espirituais devido ao mau uso da Internet. Às vezes, por curiosidade, entram em sites de conteúdo pornográfico, baixam ou assistem vídeos e fotos eróticas, entram em salas de bate-papo erótico, e por ai vai... Sozinho, quarto fechado, ninguém por perto para ficar sabendo... É muito fácil ter acesso a tudo isso ! Basta clicar e lá está !!! Tudo diante de seus olhos !!! Ainda mais se for Internet de banda larga. Isso sem falar nos DVD’s e VHS, que as bancas estão vendendo cada vez mais baratos e aos montes! Misericórdia!!!

Enfim, o fato é que nunca houve tanta abertura para se viver diante de tanta sensualidade explícita como se vive nos dias de hoje. É uma praga!!! Foi refletindo sobre este assunto que o Senhor colocou no meu coração o desejo de escrever esta matéria. O Senhor praticamente me intimou a escrever esta matéria!!! Escrever matérias nem é minha especialidade! É incrível, me sinto como o apóstolo Paulo, escrevendo uma carta para ajudar a diversas pessoas! Considero esta matéria como um tipo de “AJUDA DIVINA URGENTE” para ajudar a muitas pessoas a se libertar deste tipo de aprisionamento carnal.

Leia abaixo os motivos pelas quais não vale a pena viver no mundo da carnalidade, ou seja, da prostituição, do adultério, da sensualidade desenfreada, de ficar vendo imagens ou vídeos pornográficos e ficar se masturbando praticamente quase que todo dia. Se você ler, absorver e praticar, você vai ver como vai ser muito mais fácil ser liberto deste mal que assola e destrói a vida daqueles que dão brecha para a atuação maligna nestes dias de extrema perversão sexual que estamos vivendo.


DESVANTAGENS DE VIVER NA SENSUALIDADE DESENFREADA

Quando uma pessoa dá brechas para viver na carne, ou seja, prática de sexo à vontade com quem der na cabeça (o famoso “ficar”), tanto na forma de adultério (entre casados) como de prostituição (entre solteiros), ou até mesmo a consumir pornografia, acontece uma espécie de reação carnal em cadeia, ou seja, uma descarga de hormônios da libido do cérebro para o corpo todo, fazendo com que haja uma sensação de “prazer”. Esta reação carnal, uma vez iniciada, é praticamente impossível detê-la. Por isso que, quando nos vemos envolvidos nesta prática, há a sensação de estarmos presos numa cadeia de escravidão, a escravidão do pecado.
O GRANDE SEGREDO NO ENTANTO, ESTÁ EM NÃO DAR INÍCIO A ESTE EFEITO DEVASTADOR!!! Leia abaixo as principais desvantagens que acontecem quando nos deixamos levar por estas práticas sensuais, por meio de brechas que nós mesmos abrimos. (consumo de pornografia, sexo desenfreado, ficar com quem quiser, etc...)

Principais desvantagens de acionar a libido (sensualidade desenfreada):

1. Ocorre uma descarga de hormônios da libido pelo corpo todo, fazendo com que se pense apenas em sexo, sensualidade & cia (libidinosidade). Não há sensação de culpa nestes momentos. Há um prazer enganoso, enganoso porque embora se sinta um “prazer agradável” no momento que se pratica, imediatamente após ter consumado o ato em sí, segue-se geralmente a terrível sensação de culpa, o peso na consciência!!! Na verdade a sensação é de se viver como um animal irracional (Na natureza, apenas os animais praticam sexo com quem cruza o caminho deles). Nós, seres humanos, feitos à imagem e semelhança de Deus, não fomos feitos para vivermos assim! NÃO HÁ GOZO REAL EM SE VIVER ASSIM, pois a nossa alma não se sente preenchida tendo um instinto animal (libido) no comando o tempo todo. A VERDADEIRA SEDE DE NOSSA ALMA É SACIADA APENAS BEBENDO-SE DA ÁGUA CRISTALINA QUE SÓ CRISTO TEM PARA DAR, como Ele mesmo disse: "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." João 4:14 ! O resto é como se estivesse bebendo água de esgoto!!! Você já se imaginou bebendo água de esgoto??? Pois é exatamente isso que se faz quando se vive para satisfazer os desejos perversos da carne.

2. O ser humano não tem estrutura para viver o tempo todo sob efeito da libido (sensualidade desenfreada), mesmo porque não nasceu para isso. Não há propósito nenhum em viver uma vida de promiscuidade!!! (prostituição, adultério, o “ficar”, etc...) Deus nos fez com o propósito de nos relacionarmos única e exclusivamente com a pessoa que Ele escolheu para viver ao nosso lado, que é o propósito do casamento. Neste caso sim, podemos desfrutar do verdadeiro propósito pela qual Deus criou a sensualidade, uma das alegrias do casamento, desde que desfrutada de forma saudável.. O que passar deste propósito é adultério, prostituição, promiscuidade & cia!!!

3. Enquanto se está mergulhado nos prazeres perversos da carne, uma voz na consciência (que é o Espírito Santo convencendo-nos do pecado) fica em segundo plano, reprovando toda a prática de libidinosidade que a carne está desfrutando no momento e ao mesmo tempo fica dizendo toda verdade sobre a prática, passando a sensação de estarmos sendo reprovados por uma comissão espiritual !!! Porém, uma vez sob efeito da sensualidade desenfreada, quem é que vai dar importância pra essa voz da consciência??? Além disso, existe uma onda que se diz que "quanto mais proibido, mais gostoso fica!!!" - Misericórdia!!!

4. Perda de tempo útil, que poderia ser aproveitado em coisas úteis, como por exemplo, na realização de projetos de vida, entretenimentos saudáveis, conversas com amigos e familiares e até mesmo momentos para alimentar a alma com a palavra e louvores a Deus. É perda de tempo porque uma vez estando nesse estado, acontece um efeito bola-de-neve, que não se pensa em outra coisa, a não ser saciar-se cada vez mais deste alimento carnal. Misericórdia!!! Esta é uma característica típica de satanás, como ladrão, faz-nos perder tempo, saúde e até a salvação !!! Jesus Cristo já havia dito sobre isso em João 10:10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. ”

5. A prática destas devassidões carnais gera a gravação desses momentos (cenas) na mente, fazendo com que todo o corpo fique tenebroso, gerando o terrível e aprisionador efeito de laço, onde não há como parar e deter tal sensação!!! – Misericórdia !!! O próprio Jesus Cristo já havia dito sobre isso em Mateus 6:22,23 "a candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso.”

CONCLUSÃO:
Não há comparação em se viver LIVRE, LIBERTO DESTA PRISÃO ESPIRITUAL, pois não tem coisa melhor para a alma do que ser dirigida, controlada e alimentada pelo Espírito Santo, onde há harmonia, paz, domínio próprio, ou seja, O VERDADEIRO GOZO PARA A ALMA. É uma real sensação de se beber água cristalina !!! (mesmo!!!) É realmente como JESUS CRISTO disse em João 4:14 “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.”

LEIA ESTES CONSELHOS BÍBLICOS PARA NÃO ENTRAR NESTE LAÇO MALIGNO:
COLOSSENSES 3:5
"Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria;"

GALATAS 5:13-25
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
16 Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis." 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19, 20, 21 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

I CORINTIOS 6:12-20
12 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
13 "Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo."
14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 "Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo."
19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

FILIPENSES 4:8
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

APLICANDO ESTAS PALAVRAS EM SUA VIDA, VOCÊ ESTARÁ TOTALMENTE LIVRE DO DOMÍNIO DA CARNE !!!

DICA: Imprima este artigo e guarde-o, quando se sentir meio fraco espiritualmente, pegue-o novamente e leia-o. Assim o Senhor sempre te fortalecerá !!!
Por: Eneas Tavares de Oliveira
Fonte: centralgospel.com.br

Foto da Igreja Presbiteriana em Pedra Grande


sábado, 26 de novembro de 2011



Você vê conflito entre a ciência do Big Bang e a teologia da criação?



 Primeiro por que Big Bang não é ciência, é uma teoria, veio da cabeça de um homem, pura imaginação, sem comprovação cientifica nenhuma.
A mídia, tipo fantástico, fantasticamente apresenta de vez em quando um noticia, sei lá de quem ? , que há 200 milhoes de anos atrás, e por aí.

Entre essas duas teorias, eu prefiro ficar com o criacionismo, ou seja, uma inteligência maior criou tudo o que vemos, o que somos, e aquilo que não conseguimos ver, mesmo os telescópios de última geração, pois cada vez o telescópio tem maior alcance os cientistas chegam sempre numa conclusão, o universo é maior do que pensávamos, e assim, vai. Resumindo eu acredito em Deus, como criador e mantenedor de tudo.

Um autor desconhecido disse mais ou menos o seguinte:
Acreditar da teoria do evolucionismo é o mesmo que acreditar que após uma esplosão numa tipografia, possa sair, prontinho um dicionario, em ordem alfabética etc. e tal.

Com a ciência mesmo, a teoria da criação não se conflita, nós podemos comprovar que uma tem a ver com a outra. Vou lhe dar um exemplo.

Em 1492 - A ciência entendia que a Terra fosse quadrada, e por isso os mares em algum ponto terminariam. Por causa disso a navegaçao não se aventurava muito não, tinha medo de atingir esse fim do mar e desabar num precipício ou coisa assim.

Cristóvão Colombo, era cristão, e assim estudava a Bíblia, porque acreditava nela, é lógico. E lendo o texto abaixo;

Isaías 40:22
Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;

Lendo esse texto, Cristóvao Colombo se aventurou mar a dentro, e descobriu as Américas. A partir daí, a ciência passou a estudar a terra como um globo. Perceba que o texto bíblico foi escrito em torno de 700, 750 anos antes de Cristo. E a ciência ficou sabendo 2.100 anos depois. Parece incrível, mas é um fato.Esse é o nosso Deus.

Fonte(s):
Bíblia e assuntos gerais

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alguns Nomes de Deus que Encontramos na Bíblia

Monte Sinai
Os nomes de Deus que encontramos na bíblia nos dão uma visão do ponto de vista de como os judeus enxergavam a Deus, e assim termos uma boa medida para comparar com os nossos termos, se é que temos alguns. Quais os adjetivos que damos a Deus? Não aqueles que copiados das outras pessoas ou que já ouvimos em algum lugar mas os nossos, os pessoais? Como você vê Deus?

AARÁ / Meu Pastor
ADON HAKAVOD / Rei da Glória
ADONAI / Senhor
ATTIQ YÔMIN / Antigo de Dias
EL CANÁ / O Deus Zeloso
EL DEOT / O Deus das Sabedorias
EL ELAH / Todo Poderoso
EL ELHÔHÊ ISRAEL / Deus de Israel
EL ÔLAM / Deus Eterno
EL RAÍ / O Deus que Tudo Vê
EL ROI / Deus que vê
EL SHADAI / Deus Todo Poderoso
ELIOM / Altíssimo
EL-NE’EMAN / Deus de Graça e Misericórdia
EL-NOSSE /  Deus de Compaixão
ELOHIM/Criador
ELOI / Senhor de Todas as Coisas
EL-OLAN (םאל על)- Deus eterno, da eternidade
GIBBOR / Poderoso
JEHOSHUA / Javé é a Salvação
JEOVÁ ELOHEKA / O Senhor teu Deus
JEOVÁ HOSSEU / O Senhor que nos Criou
JEOVÁ JASER / O Senhor é Reto
JEOVÁ JIRÉ / O Senhor Provê
JEOVÁ NISSI / O Senhor é a Minha Bandeira
JEOVÁ SEBHÃÔH / Senhor dos Exércitos
JEOVÁ SHALOM / O Senhor é Paz
JEOVÁ SHAMMAH / O Senhor Está Presente
JEOVÁ TSIDIKENU / O Senhor é a Nossa Justiça
KADOSH / Santo
KADOSH ISRAEL / Santo de Israel
MALAH BRIT / O Anjo da Aliança
MAOR / Criador da Luz
MARGEN / Protetor
NIKADISKIM / Que nos Santifica
PALET / Libertador
RAFÁ / Que Cura
ROBECA / Que te Sara
SALVAON / Senhor Todo Poderoso
SHAPHATAR /Juiz
YAVEH EL ELION NORAH / O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo
YAVEH TIÇAVAOT / Senhor das Hostes Celestiais
YESHUA / Jesus
YHWH / Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece na Bíblia, é traduzido como Senhor
YOHANAN / Abreviações de Yahweh, Javé, Deus) e hanan (compadecer-se), Deus teve misericórdia.

Fonte: http://www.yohanan.com.br

A MAÇONARIA À LUZ DA BÍBLIA
TESE DESTE ESTUDO -> É IMPOSSÍVEL A UM VERDADEIRO CRISTÃO SER FIEL A CRISTO E AO MESMO TEMPO SER MEMBRO DE UMA SOCIEDADE SECRETA DOMINADA POR HOMENS E PRINCÍPIOS ANTI CRISTÃOS.
TEXTOS BÁSICOS:
  • ‘NÃO VOS PONHAS EM JUGO DESIGUAL COM OS INCRÉDULOS’ - II CO.6:14-17
  • BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO ANDA NO CONSELHO DOS ÍMPIOS’ - Sl.1:1
  • ‘..VOS APARTEIS DE TODO IRMÃO QUE ANDA DESORDENADAMENTE..’II TS.3:6
  • ‘..RETIRAI-VOS DELA POVO MEU, PARA NÃO SERDES CÚMPLICES DOS SEUS PECADOS E PARA NÃO PARTICIPARDES DOS SEUS FLAGELOS.’ Apoc. 18:4
INTRODUÇÃO --> FONTES DE PESQUISAS USADAS NESTE ESTUDO:
1. A BÍBLIA SAGRADA;
·  2. RESUMOS, ANÁLISES E APLICAÇÕES DO ESTUDO: A MAÇONARIA LIVRE E A CRISTANDADE’, Do Dr. Alva J. Mclain. Estudos impressos no Jornal, ‘O BATISTA REGULAR’ com os direito cedidos pela The Brethren Missionary Herald Company.
·  - O Dr. Alva Maclain deixa que a Maçonaria seja justificada ou condenada por suas próprias palavras conforme Mat. 12:37.
- Cita trechos da ENCICLOPÉDIA MAÇÔNICA por ALBERT G. MACKEY [tido como a maior e mais conceituada autoridade sobre Maçonaria, sendo inclusive maçom no 32º grau, escritor de muitos livros sobre a maçonaria, sendo a enciclopédia de mil páginas a sua obra prima, a qual dedicou 30 anos de sua vida].
3. O livro: ‘HAJA LUZ’ - Tradução de MÁRIO AMARAL NOVAIS - Com vários Testemunhas de importantes homens de Deus sobre a Maçonaria.
4. O livro: ‘O QUE É A MAÇONARIA’ - Autor: CURTIS MASIL - Adepto da maçonaria.
5. O livro: " SEITAS E HERESIAS, UM SINAL DOS TEMPOS" - Autor: Raimundo F. de Oliveira. - Escritor Evangélico.
6. O livro: ‘RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS’ - Autor: J. CABRAL - Escritor Evangélico.
** Usaremos em grande medida o método do Dr. Alva j. Mclain. Deixar a Maçonaria falar e depois mostrar como a Bíblia a contraria, não deixando para o autentico cristão outra alternativa a não ser não ter nada com ela e ainda denunciar os seus erros.
I. MAÇONARIA AFIRMA SER UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA
* Citando a Enciclopédia Maçônica:
1. " AFIRMO SEM NENHUMA HESITAÇÃO QUE A MAÇONARIA É, EM TODO O SENTIDO DA PALAVRA, EXCETO EM UMA PELO MENOS FILOSÓFICA, EMINENTEMENTE UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA... OLHE OS PONTOS DE REFERÊNCIA ANTIGOS -- CERIMÔNIAS SUBLIMES, SÍMBOLOS PROFUNDOS E ALEGORIAS -- TODOS APONTANDO DOUTRINA RELIGIOSA, ORDENANDO OBSERVÂNCIA RELIGIOSA E ENSINANDO VERDADES RELIGIOSAS. E QUEM
PODE NEGAR QUE SEJA EMINENTEMENTE RELIGIOSA?"
*** A maçonaria é uma religião, e é impossível negar isto. O Cristianismo é a única religião verdadeira, e se provarmos que ela não está de acordo com o Cristianismo teremos provado que ela é uma religião falsa e diabólica. A Enciclopédia Maçônica na página 619 diz: " A RELIGIÃO DA MAÇONARIA NÃO É O CRISTIANISMO". Texto que mostra o Cristianismo como a única religião verdadeira, e que todos os outros fundadores de religiões são "LADRÕES E SALTEADORES". (João 10:7-10).

II. MAÇONARIA CLASSIFICA O CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO FANÁTICA.
·  ·  - A maçonaria classifica o cristianismo como religião fanática, enquanto gaba-se de
sua própria "Universalidade".
A) O Dr. Alva Mclain faz a pertinente pergunta: " Pode um cristão pertencer ou sustentar uma religião que não seja o Cristianismo ?
-Ele responde citando Gal. 1:8-9, dizendo que A MALDIÇÃO DE DEUS é contra qualquer religião que não seja o cristianismo.
1. " A RELIGIÃO DA MAÇONARIA NÃO É FANÁTICA. ELA ADMITE HOMENS DE TODAS AS CRENÇAS NO SEU MEIO HOSPITALEIRO, NÃO REJEITANDO NEM APROVANDO NENHUM POR SUA FÉ PECULIAR. NÃO É JUDAÍSMO, NEM CRISTIANISMO..." (Pg. 619)
2. " NÃO SE METE COM CRENÇAS FANÁTICAS OU DOUTRINAS, MAS ENSINA A VERDADE DA RELIGIÃO FUNDAMENTAL’ (Pg. 618)
3. " SE A MAÇONARIA FOSSE SIMPLESMENTE UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, O JUDEU E O MUÇULMANO, O BRÂMANE E O BUDISTA NÃO PODERIAM CONSCIENCIOSAMENTE PARTICIPAR DE SUA ILUMINAÇÃO, MAS A UNIVERSALIDADE É A SUA EXALTAÇÃO. EM SEU ALTAR HOMENS DE TODAS AS RELIGIÕES PODEM AJOELHAR-SE. NA SUA CRENÇA, DISCÍPULOS DE QUALQUER FÉ PODEM ALISTAR-SE " (Pg.439)
·  ** Nesta citações a maçonaria coloca-se acima do Cristianismo e de todas a religiões, como a única que tem a verdade universal, além disso coloca o Cristianismo lado a lado com as outras religiões e Cristo lado a lado com o falsos profetas que as fundaram. Isto é uma blasfêmia. Cristo é o Salvador o Salvador Universal e o Cristianismo é a verdade fundamental e eterna. (vide: Dn. 7:13-14; Jo. 1:29; 12:32; I Jo. 2:2; Fp. 2:9-11)
III. A MAÇONARIA NÃO CONFESSA A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E DEUS. Portanto o deus da Maçonaria NÃO É o Deus Verdadeiro.
·  - Dr. Alva Mclain afirma: " A MAÇONARIA TEM UM DEUS -- VOCÊ NÃO NÃO PODE TEM UMA RELIGIÃO SEM UM DEUS. E ESTE DEUS TEM UM NOME. REPETIDAS VEZES NA ENCICLOPÉDIA MAÇÔNICA ENCONTRAM-SE AS INICIAIS ‘ GAOTU ‘ . ESTE É O DEUS QUE OS MAÇONS ADORAM NO ALTAR DELES. ALGUMAS VEZES OUTROS NOMES SÃO APLICADOS A ELE, MAS DE ACORDO COM MACKEY, ‘GAOTU’ É O NOME TÉCNICO MAÇÔNICO (Pg. 310 da Enciclopédia Maçônica).
*** Três declarações sobre o Deus Verdadeiro e Seu Cristo:
1ª) Há somente um Deus Verdadeiro. Este Único Deus Verdadeiro existe em três pessoas: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO. Porém, não há três deuses. Há somente um Deus;
2ª) Este Único Deus Verdadeiro veio ao mundo em carne e não a outro Salvador além de Jesus Cristo; (Jo.1:1,14; I Jo. 5:20; At. 4;12)
3ª) O Único Deus não pode ser confessado, honrado, conhecido e adorado sem que isto seja por intermédio de Jesus Cristo. (I Jo.2:23; Jo.5:23)
*** Se um homem recusa a confessar e a adorar a Jesus Cristo como Deus, ele está negando ao Deus verdadeiro, é um anticristo. (I Jo. 4:3)
*** A Enciclopédia Maçônica diz: ‘ NÃO HÁ NADA NELA (MAÇONARIA) PARA OFENDER UM JUDEUS’ - Pg. 619)
--> O que ofende aos judeus, que por isto tem o cristianismo como blasfemo é a sua declaração de que Jesus Cristo é o seu Salvador e Deus (Jo. 10:30-33).
--> Portanto, a Maçonaria não confessa o Deus verdadeiro nem o seu Divino Cristo, por isto, podemos declarar à luz da bíblia que ela nada mais é do que uma RELIGIÃO Pagã e IDOLATRA. Não havendo lugar nela para um verdadeiro cristão.
IV. A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO IDOLÁTRICA, SINCRETISTA E PAGÃ.
* Assim diz JORGE BUARQUE LIRA, pastor Presbiteriano, maçom, sobre o patrono da maçonaria: " O SANTO QUE A MAÇONARIA ADOTOU COMO PATRONO... É SÃO JOÃO ESMOLER, FILHO DO REI DE CHIPRE... DIGNO... POR SUAS VIRTUDES..." Também, conhecido por São João de Jerusalém.
* Todas as cerimônias são iniciadas no nome de um "santo" qualquer. Ferindo o mandamento de Ex. 20:3, ‘Não terás outros deuses diante de mim’.
* Princípio Bíblico: TODA ADORAÇÃO E CONFISSÃO A QUALQUER DEUS ALÉM DO DEUS TRIÚNO É IDOLATRIA. (I JO. 5:20-21; I CO. 6:9-10).
* A Enciclopédia Maçônica diz: "O GERME E NÚCLEO DE TODA A MAÇONARIA ESTÁ EM SER FUNDA NOS TRÊS GRAUS PRIMITIVOS" (Pg. 753).
--> Aqui cito o livro: "O QUE É A MAÇONARIA" de Curtis Masil. É um livro que tenho em minha biblioteca pessoal, cujas citações são diretamente dele.
* OS 33 GRAUS DA MAÇONARIA (segundo o Rito Escocês, o mesmo que domina a maçonaria inglesa, francesa e latino-americana, aonde está incluída a brasileira)
  1. APRENDIZ
  2. COMPANHEIRO
  3. MESTRE
  4. MESTRE SECRETO
  5. MESTRE PERFEITO
  6. SECRETÁRIO ÍNTIMO
  7. INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS
  8. MESTRE EM ISRAEL
  9. ELEITO DOS NOVE
  10. ILUSTRE ELEITO DOS QUINZE
  11. SUBLIME CAVALHEIRO ELEITO
  12. GRÃO MESTRE ARQUITETO
  13. REAL ARCO
  14. GRANDE ELEITO
  15. CAVALEIRO DO ORIENTE
  16. GRANDE CONSELHO (PRÍNCIPE DE JERUSALÉM)
  17. CAVALHEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE
  18. SOBERANO PRÍNCIPE ROSA-CRUZ
  19. GRANDE PONTÍFICE
  20. VENERÁVEL GRÃO MESTRE
  21. CAVALEIRO PRUSSIANO OU NOAQUITA
  22. CAVALEIRO REAL MACHADO, OU PRÍNCIPE DO LÍBANO
  23. CHEFE DO TABERNÁCULO
  24. PRÍNCIPE DO TABERNÁCULO
  25. CAVALEIRO DA SERPENTE DE BRONZE
  26. ESCOCÊS TRINITÁRIO OU PRÍNCIPE DE MERCY
  27. GRANDE COMENDADOR DO TEMPLO
  28. CAVALEIRO DO SOL OU SUBLIME ELEITO DA VERDADE
  29. GRANDE ESCOCÊS DE SANTO ANDRÉ DA ESCÓCIA, OU GRÃO MESTRE DA LUZ
  30. GRANDE INQUISITOR, CAVALEIRO KADOSH, OU CAVALEIRO DA ÁGUIA BRANCA E NEGRA
  31. GRANDE JUIZ COMENDADOR OU INSPETOR COMENDADOR
  32. SUBLIME PRÍNCIPE DO REAL SEGREDO
  33. SOBERANO GRANDE INSPETOR-GERAL.
*** Nos três primeiros graus, nos quais a Enciclopédia Maçônica esta fundada a própria Maçonaria, tendo neles o seu germe e núcleo, exclui totalmente a pessoa de Cristo.
*** O Ritual de iniciação na Maçonaria: " ENTRA-SE PARA UMA DESSAS LOJAS MEDIANTE UM RITO DE INICIAÇÃO, LOJA ESSA QUE POSSUI, NO MÍNIMO, SETE MEMBROS: O VENERÁVEL MESTRE, DOIS VIGILANTES, O ORADOR, O SECRETÁRIO, O COMPANHEIRO E O APRENDIZ.
O NOVIÇO, PARA TORNA-SE APRENDIZ, TEM DE SUBMETER-SE A CERTAS PROVAS E MEDITAÇÕES, ALÉM DE RESPONDER A CERTAS PERGUNTAS E REDIGIR UM TESTAMENTO. DEPOIS, DE OLHOS VENDADOS, É ADMITIDO NO TEMPLO; PRESTA JURAMENTO, RECEBE O AVENTAL E UM PAR DE LUVAS.
UM ANO DEPOIS, PODE ASPIRAR A SER ELEITO COMPANHEIRO, DEPOIS O DE MESTRE, ASSIM EM DIANTE." (livro: ‘O QUE É A MAÇONARIA’ Pg. 21)
---> Toda reunião da Maçonaria começa e termina com oração, só que nenhuma oração pode ser feita em nome de Jesus Cristo, e até as leituras bíblicas são feitas sem mencionar o nome de Cristo, para não melindrar membros de outras religiões não cristãs.
---> O nome de Cristo é tirado não só dos três primeiros degraus, como só é permitido a Cristãos se reunirem para falar de Cristo em lugar reservado, no mesmo pé de igualdade com os budistas, maometanos, espíritas, e isto após ter passado pelos 3 primeiros degraus. Isto vai de encontro a PREEMINÊNCIA devida só a Cristo (Col.1:18).
V. A MAÇONARIA MUTILA A BÍBLIA QUANDO FAZ CITAÇÃO DA MESMA
* A Enciclopédia Maçônica na Pag. 271, faz citação de I Ped. 2:5.
(" AS PASSAGENS DA ESCRITURA AQUI SELECIONADAS SÃO PARTICULARMENTE APROPRIADAS PARA ESSES GRAUS... AS PASSAGENS FEITAS COM INDIFERENÇA. MAS MODIFICAÇÕES NECESSÁRIAS SO SEGUNDO CAPÍTULO DA PRIMEIRA EPISTOLA DE PEDRO...")
Além de dizer que as passagens são citadas com INDIFERENÇA, ainda fala claramente que foram feitas MODIFICAÇÕES NECESSÁRIAS. Que modificações foram feitas? - Quando a citação feita por eles, percebemos claramente a ausência do nome de JESUS CRISTO, que esta naquela passagem, mas que eles apagaram ou não colocaram. Acham que podem ir ao ARQUITETO DO UNIVERSO sem por Cristo (Jo.14:6).
·  VI. PARA SE TORNAR MEMBRO DA MAÇONARIA O CRENTE TEM QUE DESOBEDECER A CRISTO
·  1. O JURAMENTO exigido pela Maçonaria de ocultar e nunca revelar os segredos da Maçonaria é condenado na Bíblia (Mat. 5:34,35; Tg. 5:12).
** Os três ritos abaixo estão no livro: ‘SEITAS E HERESIAS...’ de Rdo. F. de Oliv.
a) O JURAMENTO DO RITO ESCOCÊS
" EU, FULANO DE TAL, JURO E PROMETO, DE MINHA LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, SEM CONSTRANGIMENTO OU COAÇÃO, SOB MINHA HONRA E SEGUNDO OS PRECEITOS DE MINHA RELIGIÃO, EM PRESENÇA DO SUPREMO ARQUITETO DO UNIVERSO, QUE É DEUS, E PERANTE ESTA ASSEMBLÉIA DE MAÇONS.. SOLENE E SINCERAMENTE JAMAIS REVELAR OS MISTÉRIOS, SÍMBOLOS OU ALEGORIAS QUE ME FOREM EXPLICADOS E QUE FOREM CONFIADOS , SENÃO AO UM MAÇOM REGULAR.... SE EU FALTAR A ESTE JURAMENTO, AINDA MESMO COM MEDO DA MORTE, DESDE O MOMENTO EM QUE COMETA TAL CRIME, SEJA DECLARADO INFAME SACRÍLEGO PARA COM DEUS E DESONRADO PARA COM OS HOMENS. AMÉM - AMÉM.
·  ·  b) O JURAMENTO DO RITO ADONIRAMITA
" NESTE RITO, NO MOMENTO EM QUE O PROFANO VAI PRESTAR O JURAMENTO, BEBE O GOLE DA TAÇA SAGRADA.
" JURO GUARDAR SILÊNCIO MAIS PROFUNDO SOBRE TODAS A PROVAS A QUE FOR EXPOSTA MINHA CORAGEM. SE EU FOR PERJURO E TRAIR MEUS DEVERES.. CONSINTO QUE A DOÇURA DESTA BEBIDA SE CONVERTA EM AMARGOR E O SEU EFEITO SALUTAR EM MORTAL VENENO. "
c) O JURAMENTO RITO FRANCÊS
" JURO E PROMETO SOBRE OS ESTATUTOS GERAIS DA ORDEM E SOBRE ESTA ESPADA, SÍMBOLO DE HONRA, ETC. CONSINTO, SE EU VIER A PERJURAR, QUE O PESCOÇO ME SEJA CORTADO, O CORAÇÃO E AS ENTRANHAS ARRANCADAS, O MEU CORPO QUEIMADO, REDUZIDO A CINZAS, E MINHAS CINZAS LANÇADAS AO VENTO, E QUE MINHA MEMÓRIA FIQUE EM EXECRAÇÃO ENTRE TODOS OS MAÇONS. O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ME AJUDE! "
·  ·  2. A Enciclopédia Maçônica diz: "A OBRIGAÇÃO DE TODO MAÇOM É O OBEDECER AO MANDATO DO MESTRE’ (Não Cristo e sim, o mestre da loja maçônica)
3. Deus exige obediência irrestrita e exclusiva a Cristo. (Jo. 14:15; I Jo.2:3; At. 5:29)
4. O RITO DE INICIAÇÃO exige indiretamente que o CRENTE RENEGUE A SUA Fé. Senão vejamos, esta citação do Jornal: O BATISTA REGULAR:
" INICIAÇÃO DO APRENDIZ - APÓS UMAS BATIDAS REGULARES NA PORTA DO TEMPLO, DIZ O GUARDA DO TEMPLO AO VENERÁVEL MESTRE: ‘ PROFANAMENTE BATEM À PORTA DO TEMPLO, VENERÁVEL MESTRE’. DIZ O VENERÁVEL: ‘ VERIFICAI QUEM É O TEMERÁRIO QUE OUSA INTERROMPER NOSSAS MEDITAÇÕES’... ENTÃO O MAÇOM QUE O ACOMPANHA, O EXPERTO, RESPONDE: ‘ SUSPENDEI VOSSA ESPADA, IRMÃO GUARDA DO TEMPLO, POIS NINGUÉM OUSARIA ENTRAR NESTE RECINTO SEM VOSSA PERMISSÃO’. ‘ DESEJOSO DE VER A LUZ, ESTE PROFANO VEM HUMILDEMENTE BUSCÁ-LA ‘.
** Como poderia um crente se chamar a si mesmo de PROFANO e SEM LUZ depois de ter encontrada a Luz de CRISTO. Isto implica numa APOSTASIA e NEGAÇÃO DA FÉ.
·  VII. O CAMINHO DE SALVAÇÃO ENSINADO PELA MAÇONARIA NÃO É JESUS CRISTO
* O caminho de Salvação por obras ensinado pela Maçonaria é representado por escada.
Assim diz a Enciclopédia Maçônica:
" ESTA ESCADA É UM SÍMBOLO DE PROGRESSO... SEUS TRÊS PRIMEIRO DEGRAUS A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE, MOSTRAM-NOS OS MEIOS COMO AVANÇAMOS DA TERRA PARA O CÉU, DA MORTE PARA A VIDA, DO MORTAL PARA O IMORTAL. PORTANTO, SEU PÉ É COLOCADO NO ANDAR TÉRREO DA LOJA MAÇÔNICA, A QUAL É O TIPO DO MUNDO E SEU CUME A LOJA, A QUAL É SÍMBOLO DO CÉU ". (Pag. 361).
** A FÉ, a ESPERANÇA e a CARIDADE da maçonaria não estão baseadas em Cristo e sim em obras humanas, que jamais poderiam purificar-nos . (Ef. 2:8,9; Ap.1:5,6).
·  VIII. A MAÇONARIA É UMA GRANDE FORÇA ECUMÊNICA E ECUMENIZANTE
* Citação de um trabalho feito pelo Pr. Manoel Moraes e apresentando da AIBREB:
" O DESENHO DO TEMPLO E DAS LOJAS SÃO PARA REPRESENTAREM O TEMPLO DE SALOMÃO, SEGUNDO ELES FOI O UNIFICADOR DE TODAS AS RELIGIÕES.
* "NAS LOJAS MAÇÔNICAS CRISTÃS HAVERÁ A BÍBLIA; NAS JUDAICAS, HAVERÁ O VELHO TESTAMENTO; NAS MAOMETANAS, HAVERÁ O ALCORÃO; NAS BUDISTAS, O TRIPITACA. ETC. "
* " O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO É A EXPRESSÃO MAIS ECUMÊNICA QUE PODE EXISTIR. AFIRMAM QUE TODAS AS RELIGIÕES TÊM PONTOS EM COMUM... TANTO HERMES, ZARATHUSTRA, ORFEU, KRISNA, MOISÉS, PITÁGORAS, PLATÃO, CRISTO E MAOMÉ TODOS FORAM MENSAGEIROS DA VERDADE ÚNICA, E ATRAVÉS DE SUAS MENSAGENS PUDERAM DAR UM EVANGELHO DE UNIÃO, DE FRATERNIDADE PARA QUE AMANDO O PRÓXIMO A ALMA SE RELIGUE ENTRE SI E O O SUPREMO.
*** Este ecumenismo da maçonaria é semelhante ao que dará origem a Grande Igreja Apostata do Fim dos Tempos, chamada de a Grande Meretriz (Apoc.17,18).
*** A ordem para maçons que se convertem é está: ‘...RETIRAIS-VOS DELA, POVO MEU, PARA NÃO SERDES CÚMPLICES DOS SEUS PECADOS, E PARA NÃO PARTICIPARDES DOS SEUS FLAGELOS’ (Apoc. 18:4)
IX. GRANDES HOMENS DE DEUS TESTEMUNHARAM CONTRA A MAÇONARIA
  • D.L.MOODY - ‘ NÃO POSSO VER COMO UMA CRISTÃO, QUANTO MAIS UM PASTOR, PODE ADENTRAR ESSAS LOJAS MAÇÔNICAS COM INCRÉDULOS. NÃO HÁ MAL QUE RESULTE O BEM. VOCÊ NUNCA REFORMAR QUALQUER COISA ATRAVÉS DE UM JUGO DESIGUAL COM OS ÍMPIOS’.
  • PETER CARTWRIGHT - ‘ A MAÇONARIA SE ORIGINOU COM O DIABO E TERMINARÁ COM O DIABO’.
  • CHARLES G. FINNEY - ‘É UMA VERDADEIRA CONSPIRAÇÃO COM A IGREJA E O ESTADO’. [Evangelista e Advogado].
  • R.A.TORREY - ‘NÃO ENTENDO COMO UM CRENTE INTELIGENTE E CONSAGRADO POSSA PERTENCER A UMA SOCIEDADE SECRETA. É UMA ÓBVIA DESOBEDIÊNCIA AO MANDATO ESPECIFICO DE DEUS EM II COR.6:14-18)
  • CHARLES A.BLANCHARD - ‘TODA MAÇONARIA É ANTI CRISTÃ. SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS SÃO ANTI CRISTÃOS. MAÇONARIA É SECRETA; CRISTIANISMO É ABERTO; MAÇONARIA É PARA POUCOS; CRISTIANISMO É PARA TODOS; MAÇONARIA EXIGE JURAMENTOS DE SANGUE; CRISTIANISMO DIZ: NÃO JUREIS DE MODO NENHUM. MAÇONARIA REQUER DINHEIRO E INICIAÇÃO. CRISTIANISMO REQUER ARREPENDIMENTO E FÉ. MAS DE TODA OBRA SACRÍLEGA, ANTI CRISTÃ, BLASFEMA DA MAÇONARIA, NADA É MAIS ASQUEROSO E HORRIPILANTE DO QUE OS CHAMADOS GRAUS CRISTÃOS.’
  • HAROLD REIMER - ‘ SÓ POSSO ENCARAR A ALEGAÇÃO DA MAÇONARIA, DE TER MAIS LUZ DO QUE A PRÓPRIA LUZ (JESUS), COMO OFENSA MUITO GRANDE À PESSOA DE JESUS CRISTO, SENÃO UMA BLASFÊMIA’.
  • CHARLES HERALD - ‘ EM PRIMEIRO LUGAR VI UMA IGREJA INTEIRAMENTE ARRUINADA EM SUA ESPIRITUALIDADE E EM SEU EFICIENTE SERVIÇO CRISTÃO, PORQUE O SEU CONSELHO SE COMPUNHA PRINCIPALMENTE DE MAÇONS E DE HOMENS PERTENCENTES A OUTRAS ORDENS SECRETAS.
·  ‘ EM SEGUNDO LUGAR VI CRENTES, AS DEZENAS, TORNAREM-SE MUNDANOS E ABANDONAREM A IGREJA, QUANDO COMEÇARAM A FREQÜENTAR REGULARMENTE AS REUNIÕES DA LOJA.
** Aqui vemos o resultado de tentar seguir a dois senhores. O crente não pode servir a Cristo e a uma instituição aonde Cristo não é o SENHOR ABSOLUTO.
X. A POSIÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS REGULARES DO BRASIL EM RELAÇÃO A MAÇONARIA. [ Proposta aprovada na sua 12ª Assembléia ].
" LEVANDO EM CONTA, ENTRE OUTROS, OS SEGUINTES ÍTENS:
1) - QUE O INGRESSO E A PERMANÊNCIA NA MAÇONARIA SÃO CONTRÁRIOS AO ENSINO BÍBLICO DE SEPARAÇÃO.
2) - QUE A PRÁTICA DE COMPROMISSO COM A MAÇONARIA É INCOERENTE COM O MODO DE VIDA CRISTÃO.
3) - QUE EXISTE NA MAÇONARIA UM FORTE ELEMENTO DE RELIGIÃO.
4) - QUE A BUSCA DE LUZ NA MAÇONARIA É UMA CONTRADIÇÃO COM O ESTUDANTE DA BÍBLIA.
5) - QUE PARA A MAÇONARIA A VERDADEIRA IRMANDADE ESTÁ EM SUA COMUNIDADE E QUE TODOS QUE ESTÃO FORA DE SUAS FILEIRAS SÃO CHAMADOS DE PROFANOS.
" A COMISSÃO FAZ A SEGUINTE PROPOSTA:
1) - QUE SEJA REAFIRMADA A POSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CONTRÁRIA A MAÇONARIA E OUTRAS SOCIEDADES SECRETAS;
2) - QUE SEJAM EXIGIDO DAS IGREJAS QUE VIEREM PEDIR FILIAÇÃO À AIBRB, DOCUMENTOS MOSTRANDO A SUA POSIÇÃO CONTRÁRIA ÀS SOCIEDADES SECRETAS.
3) - QUE SEJA SOLICITADO DAS IGREJAS JÁ FILIADAS, O REFERIDO DOCUMENTO, DANDO-SE NO ENTANTO, UM PRAZO DE DOIS ANOS’ (REDUZIDO DE CINDO PARA DOIS POR UMA EMENDA).
4) - QUE A AIBRB FAÇA UM APELO COM BASE NO AMOR CRISTÃO, AOS CRENTES FILIADOS À MAÇONARIA, PARA QUE, POR AMOR A CRISTO E AO TRABALHO DE DEUS QUE NOS FOI CONFIADO, AFASTEM-SE DE TAL SOCIEDADE.
5) - QUE FIQUE ESCLARECIDO ÀS IGREJAS E AOS OBREIROS DO NOSSO MOVIMENTO QUE, DEPOIS DE DOIS ANOS, REFERIDO NO ÍTEM 3, CASO NÃO TENHAM AINDA ACEITO OS PRINCÍPIOS SEGUIDOS POR NOSSA ASSOCIAÇÃO, COM RESPEITO AO ASSUNTO EM PAUTA, SE EXCLUAM A SI MESMOS, PARA EVITAR MAIORES PROBLEMAS NO MOVIMENTO.
6) - QUE AS IGREJAS SEJAM ACONSELHADAS PELA ASSOCIAÇÃO NO SENTIDO DE QUE NA ESCOLHA DOS SEUS PASTORES, TOMEM CUIDADO NO SENTIDO DE SONDAREM A POSIÇÃO DO OBREIRO ACERCA DO ASSUNTO.
CONCLUSÃO:
·  ** Não tratamos de todos os assuntos acerca da Maçonaria, pois alguns julgamos de menor magnitude, tais como: o seu aspecto histórico, muito cercado de lendas e folclore; o seu aspecto filantrópico, que beneficia quase que exclusivamente o seus próprios membros; a sua norma de não permitir a entrada de mulheres, se bem que já existe maçonaria só para mulheres; A descrição e explicações de todos os seus símbolos e sinais herdados do paganismo Egípcio e Babilônico; A sua predição pelo esoterismo e coisas do oriente.
No Entanto o que aqui ficou registrado é suficiente para nos deixar indesculpáveis.
1. É nosso dever estar preparados a responder com mansidão a razão da nossa fé, especialmente aqueles que a contradizem. I Ped. 3:15.
2. Muitos se deixarão enganar pelo brilho reluzente do falso anjo de luz, comandante dos falsos ministros de justiça, fundadores e seguidores de falsas religiões. II CO. 11:13-14.
3. Muitos estão na dúvida se a maçonaria é ou não um lugar para cristãos. Acredito que este estudo ajudá-los-a a sair da dúvida. É o nosso desejo e oração. Jud. 22,23.
4. Depois do exposto temos certeza que ficamos livres do sangue de toda aquele que se tornar cúmplice dos pecados da maçonaria e participante dos seus flagelos. Es. 3:19-21.



Fonte: http://solascriptura-tt.org/Seitas)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Visão Panorâmica da História dos Reformadores

Não há como alcançar uma nova vida sem antes não morrer para o mundo, para lei e para o pecado. Um dos erros do calvinismo está em alegar que a regeneração promove a fé, mas estes esquecem que a necessidade do homem é dupla: primeiro é preciso morrer para depois ocorrer a Regeneração (renascer). Se a fé só ocorre depois da Regeneração, de que maneira o homem toma a sua cruz e segue após Cristo? Como o homem torna-se digno de Cristo sem a fé necessária para tomar a cruz, e seguir após Jesus? Como comer da carne e beber do sangue de Jesus sem antes crer nele, uma vez que argumentam que a fé só é possível após a regeneração.
Uma visão panorâmica da História
A principal figura dos reformadores foi Martinho Lutero (1483- 1546) teólogo alemão, que se insurgiu contra o papado ao defender que a salvação em Cristo é por meio da graça. Ao comentar a carta de Paulo aos Gálatas, Lutero assim escreveu: "Mas a doutrina da justificação é esta: somos pronunciados justos e somos salvos exclusivamente pela fé em Cristo, e sem obras (...) Segue-se, imediatamente, que não somos pronunciados justos, nem pôr meio de monasticismo nem mediante votos nem mediante missas ou quaisquer outras obras".
João Calvino (1509-1564), teólogo cristão francês continuou a reforma protestante defendendo a salvação pela graça. Calvino foi além quando defendeu a doutrina da salvação pela graça. Ele passou a demonstrar que Deus escolhe (elege) alguns para a salvação através da sua soberania. Calvino no afã de defender a salvação pela graça, em oposição a salvação pelas obras, criou outro seguimento teológico, onde a salvação decorre da soberania de Deus, ante a inabilidade do homem em fazer algo para ser salvo.
Após Calvino estabelecer que a salvação decorre da eleição divina (Deus escolhe alguns dos perdidos), um dos seus seguidores, Jacobus Armínios (1560 - 1609), teólogo holandês, acabou por discordar de que a eleição decorre da soberania divina. Armínios Passou a defender que a eleição se dá através da presciência de Deus.
Desde então varias contradições persistem: se a salvação decorre da soberania divina, onde está a responsabilidade humana? Se a salvação é pela presciência, continua sendo por 'obras previstas'? Como resolver este entrave?

Calvinismo: Posição teologia que afirma que o Espírito Santo é o único agente na regeneração. Para estes pensadores a vontade humana não possui nenhuma inclinação à santidade até ser regenerada e não pode decidir-se pela salvação. Dizem que para o homem ser salvo é necessário Deus transmitir poder a alma caída capacitando a pessoa que será salva a receber a oferta da redenção. Ou seja, antes da Regeneração é necessário o homem ser capacitado espiritualmente a se ligar a Cristo. A capacitação para a graça transforma-se em uma fé viva, onde o pecador se arrepende dos seus pecados e passa a amar a Deus. O calvinismo fundamenta-se principalmente sobre a soberania divina reforçada com a tese da inabilidade humana. Para explicar os entraves e questionamentos acerca da justiça de Deus, surgiram às explicações da eleição incondicional ou predestinação, a redenção particular (ou expiação limitada), a graça irresistível (chamada eficaz) e a perseverança dos santos.
Arminianismo: Outro posicionamento teológico afirma que a vontade humana e o Espírito de Deus são dois agentes na Regeneração. Esta teoria sustenta que a alma não perdeu na queda o livre-arbítrio, e é responsável perante Deus em aceitar e rejeitar a oferta de salvação. Para os arminianistas Deus elege ou reprova as pessoas com base na fé ou na incredulidade prevista. Para defenderem este posicionamento alegam que Cristo morreu por todos os homens, mesmo que seja necessário crer para serem salvos. Por intermédio da graça divina o homem alcança fé, mas tal graça é plenamente resistível.

Desde o século XV criou-se uma dicotomia entre os protestantes: os calvinistas e os arminianistas. As discussões sobre a salvação centram-se sobre a soberania divina e a responsabilidade humana.
Porém, sobre uma questão 'doutrinária' os calvinistas e os arminianistas concordam: Deus escolhe dentre os perdidos aqueles que haverão de ser salvos. A divergência entre estes dois posicionamentos teológicos surge quando apresentam as teorias para sustentar a argumentação de que Deus escolhe dentre a humanidade quem haverá de ser salvo.
Tanto os calvinistas quanto os arminianistas defende que Deus escolhe dentre os homens aqueles que haverão de ser salvos. Estes apontam a presciência como base para a escolha e aqueles a soberania divina.

Um problema de linguagem
É correto dizermos que Jesus veio ao mundo salvar os pecadores? Sim! A linguagem evangelística admite esta colocação "Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" ( 1Tm 1:15 ). Quando Paulo prefaciou a primeira carta a Timóteo, ele se ocupou em fazer uma defesa do evangelho de Cristo ( 1Tm 1:3 e 11). Logo após afirmar que a palavra do evangelho é fiel e digna de toda aceitação, Paulo descreve em linhas gerais os elementos principais do evangelho: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.
Esta é uma linguagem exclusivamente evangelística, e está em conformidade com que Cristo proclamou aos seus ouvintes: "Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento" ( Mc 2:17 ). A mensagem do evangelho é um convite universal: Jesus oferece a todos os pecadores os seus cuidados.
Porém, a linguagem evangelística difere da linguagem teológica.
Ao falar da obra redentora de Cristo, que é promovida através da mensagem do evangelho ( Rm 1:16 ), Paulo ao escrever aos Romanos registrou: "Pois sabemos isso, que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de não servirmos mais o pecado" ( Rm 6:6 ). De acordo com a linguagem teológica utilizada por Paulo, Jesus veio ao mundo salvar o 'velho homem' ou salvar a 'nova criatura'?
Se Jesus veio ao mundo salvar o 'velho homem' (pecador), por que a necessidade do novo nascimento? Por que é necessário que a velha criatura seja crucificada com Cristo? Por que é importante ser uma nova criatura?
Linguagem evangelística: "Jesus veio ao mundo salvar os pecadores" - Plenamente aceitável.
Linguagem teológica: "Jesus veio ao mundo salvar a velha criatura" - É inaceitável.
Aceitamos que Jesus veio salvar os pecadores, mas não é aceitável a idéia de que ele veio salvar o velho homem. É possível perceber a diferença gritante entre estas duas colocações.
Por questões que envolvem a compreensão de quem não conhece a Cristo e precisa ouvir a mensagem do evangelho (fé), é plenamente aceitável anunciarmos que Jesus veio ao mundo salvar os pecadores. Mas, se quisermos falar de temas como a Regeneração é necessário utilizarmos uma linguagem específica.
Quando falou a Nicodemos sobre a Regeneração, Jesus utilizou uma linguagem específica. Na Regeneração ocorre o nascer da água e do Espírito, ou o novo nascimento. A vida eterna, ou a salvação só é alcançada por aqueles que de novo nascem da água e do Espírito ( Jo 3:5 e 16).
Quando unimos a linguagem evangelista com a teológica temos o seguinte: A posse da vida eterna só será alcançada pelo pecador quando este crer no Filho unigênito de Deus, por meio do evangelho, que é poder de Deus ( Rm 1:16 ). O pecador que Jesus veio ao mundo salvar recebe poder para ser feito (criado) filho de Deus, ou seja, torna-se uma nova criatura ( Jo 1:12 -13).
É certo que Jesus veio ao mundo salvar os pecadores, porém, para que esta salvação aconteça, é necessário ao pecador (velha criatura) morrer com Cristo ( Rm 6:3 -8 ), e só então, ressurgirá com Cristo ( Ef 2:5 ), passando a ser uma nova criatura.
Enquanto pecador, o homem é filho da ira, filho da desobediência e está morto em delitos e pecados. Somente após a Regeneração, onde o velho homem dá lugar à nova criatura, podemos dizer que 'o pecador' está salvo.
Como o nosso estudo depende da linguagem especifica à teologia, para prosseguirmos em nosso estudo, devemos ter em mente que Deus não salva o homem quando no pecado (na condição de pecador), antes Ele é salva a nova criatura, que deixa de ser pecador (stricto senso).
Neste sentido Paulo disse: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" ( Rm 5:8 ). Quando ele diz que éramos AINDA pecadores, isto demonstra qual é a nova condição em Cristo. Podemos ser achados pecadores mesmo após sermos justificados em Cristo? ( Gl 2:17 ). Se admitirmos que somos pecadores, temos que admitir também que Cristo é ministro do pecado. Cristo não é ministro do pecado!

Um abismo chama outro
É de conhecimento geral que João Calvino cometeu vários erros na sua vida política, mas isto não será alvo de nossa análise.
A nossa análise recai sobre um equívoco de interpretação bíblica do teólogo Calvino, que acabou por influenciar o seu discípulo, o teólogo holandês Armínio, induzindo-o também ao erro. Este erro persiste na história, e tem causado inúmeras discussões.
O erro não está em afirma a soberania de Deus. Tampouco está em afirmar a presciência de Deus. Deus é presciente e soberano! O equívoco de Calvino, e que depois Armínio seguiu, está em afirmar que Deus escolhe dentre os pecadores aqueles que serão salvos. Para justificar a afirmativa anterior, Calvino utilizou a predestinação e a eleição no afã de enfatizar a salvação pela graça.
Isto demonstra que Calvino não entendeu no que consiste a eleição e tão pouco a predestinação, e a tese defendida por ele acaba por ofuscar a verdade da salvação pela graça ( Ef 2:8 ).

O que a bíblia diz?
Da mesma forma que a salvação é algo pertinente a nova criatura, a eleição e a predestinação também são.
A salvação só é alcançada por aqueles que nasceram da semente incorruptível, a palavra de Deus ( 1Pe 1:23 ). Estes são gerados de novo através da ressurreição em Cristo, sendo certo que estes possuem uma herança incorruptível guardada nos céus. O homem regenerado é guardado pelo poder de Deus para a salvação ( 1Pe 1:3 -5), pois é Deus quem os conserva irrepreensíveis "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" ( 1Ts 5:23 e 24).
O evangelho é poder de Deus, e nele temos as garantias da fidelidade de Deus em conceder a salvação. Conclui-se que a salvação é daqueles que foram 'gerados de novo' ( Jo 3:3 ).
Em momento algum a bíblia afirma que a salvação é concedida a quem não é nascido de novo. Os que permanecem ou permanecerem no pecado jamais verão a Deus. Jesus veio salvar a humanidade que se encontra no pecado, mas aqueles que não aceitarem a luz de Deus enviada ao mundo, estes permanecem no pecado ( Jo 3:19 ), compare com ( Jo 3:16 e 17).
Sobre a salvação a bíblia é específica: o evangelho é para a salvação. O evangelho é descrito como sendo poder de Deus para salvação "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" ( Cl 2:12 ).
O apóstolo Paulo demonstra de maneira enfática que o evangelho é poder de Deus, que faz o homem ressurgir 'uma nova criatura'. Mas a regeneração não se dá, sem antes o homem tornar-se participante da morte de Cristo "Sepultados com ele no batismo...". Primeiro o pecador tem um encontro com a cruz de Cristo, através do convite do evangelho, e após morrer, será sepultado com Cristo ( Rm 1:16 ; 1Co 1:18 ; 1Co 1:24 ; 1Co 2:5 ). Não há como ressurgir, sem antes tornar-se participante da carne e do sangue, por meio da fé "Pois morrestes..." ( Cl 3:3 ).
A ordenança da ceia representa o que de fato ocorre com o velho homem ao ter um encontro com Cristo. Este deve ser crucificado com Cristo. A morte da velha natureza é o principal motivo do convite de Jesus: "E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim" ( Mt 10:38 ).
O novo homem (a nova criatura) só ressurgirá (virá à existência) após a velha criatura ter sido crucificada e sepultada com Cristo.
Não há como alcançar uma nova vida sem antes não morrer para o mundo, para lei e para o pecado. Um dos erros do calvinismo está em alegar que a regeneração promove a fé, mas estes esquecem que a necessidade do homem é dupla: primeiro é preciso morrer, para depois ocorrer a Regeneração (renascer). Se a fé só ocorre depois da Regeneração, de que maneira o homem toma a sua cruz e segue após Cristo? Como o homem torna-se digno de Cristo sem a fé necessária para tomar a cruz, e seguir após Jesus? Como comer da carne e beber do sangue de Jesus sem antes crer nele, uma vez que argumentam que a fé só é possível após a regeneração.
Antes de alcançar a regeneração, primeiro é preciso tornar participante da carne e do sangue de Cristo ( Jo 6:53 -58).
Só terá nova vida aqueles que comerem da carne e beberem do sangue. Se a fé só é possível aos regenerados, como o homem participará da oferta de Jesus: "Se alguém comer deste pão, viverá para sempre..." ( Jo 6:51 ). Muitos se perguntaram: "Como nos pode dar este homem a sua carne a comer?" Eles não sabiam como Jesus podia dar a sua carne a comer, mas mesmo a quem não é regenerado, Jesus diz: "Se creres, verá a glória de Deus". Tudo o que Jesus disse foi por causa da humanidade, para que cressem. Em momento algum Jesus controlou a vontade dos seus ouvintes ( Jo 11:40 -42). Em momento algum na história Deus mostrou uma graça 'especial', ou favoreceu um grupo em particular (vide a serpente erguida na haste de metal).
Nota: alguns alegam que Deus escolheu Israel para a salvação. Ledo engano. Deus escolheu Israel para uma missão: tornar conhecido o nome de Deus aos homens. Mas, aos israelitas em particular, todos precisavam circuncidar o coração para alcançar a salvação ( Rm 9:7 -8). Nascer judeu nunca salvou ninguém, pois para ser filho de Deus é preciso morrer (circuncidar o coração), para nascer de novo ( Ez 36:25 ). Deus escolhe homens para missões, mas isto não lhes garantiu a salvação. Ex: Faraó, Ciro, Gideão, Jeroboão, etc. Missão, ou ser comissionado difere de salvação. Para a salvação sempre houve uma mensagem: "Ouve, ó Israel...", ou "Circuncidai os vossos corações...".
Sabemos que: "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (ora, quem passou a ouvir, está vivo)! Ou seja, primeiro o homem tem contato com a mensagem do evangelho (fé), e diante das garantias divinas, o homem descansa (adquire fé). Somente após ter fé na mensagem do evangelho é que o homem passa a ter vida através do poder de Deus contido no evangelho "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé" ( Rm 1:17 ).
Uma das evidências clara de que o homem passou a viver através da palavra de Deus é a audição. Primeiro o homem ouve o evangelho e adquire fé concedida pelo 'autor e consumador da fé'. Como o evangelho é poder de Deus, ele produz nova vida no homem, e Paulo faz referência a vida que o evangelho produz através do sentido da audição.
Se alguém procura alcançar a salvação, basta ter um encontro com o evangelho, que nele contém o poder necessário para uma nova vida.
A graça de Deus é a presenteada por meio do evangelho. É dom gratuito de Deus as abundantes riquezas da graça. A benignidade de Deus é revelada em Cristo, tema central do evangelho, que para os cristãos é poder de Deus e sabedoria de Deus ( 1Co 1:24 ). Ou seja, ao anunciar a Cristo, anuncia-se o evangelho.

A Fé
A regeneração se dá por intermédio do poder de Deus, porém se alcança pela fé "...nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus..." ( Cl 2:12 ). As questões que envolvem a fé são cheias de misticismo, mas Jesus apresentou um argumento a Nicodemos que bem ilustra as nuances da verdadeira fé.
"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do homem seja levantado" ( Jo 3:14 ). Jesus estabeleceu um comparativo entre o ato de Moisés e a sua morte. O comparativo que Jesus estabeleceu foi quanto a forma e a importância. Com relação a forma Cristo foi crucificado e erguido da terra. Quanto a importância, o que Cristo representa para o mundo, a serpente de metal representava para os picados pelas serpentes 'mortos' em Israel.
Para os picados pelas serpentes ardentes não havia o que ser feito. Não havia meios naquela época para se salvarem. Não havia obra realizável que os livrasse da morte. Porém, Deus anunciou por intermédio de Moisés que se alguém olhasse para a serpente de metal, este ficaria livre da morte. Todos quantos olhassem para a serpente de metal (mensagem universal e graciosa) haveriam de ser salvos.
Deus foi o autor da mensagem ordenada a Moisés. Moisés tornou-se o mensageiro. A mensagem determinada a se anunciar era universal e graciosa. A condição dos destinatários da mensagem era morte. O que restava aos picados pelas serpentes? Como repercutiu a mensagem de Moisés? As pessoas já tinham por certo a morte, e bastava apenas olhar na direção de uma haste?
Eles precisavam confiar na mensagem apregoada, e depois, bastava tão somente olhar na direção da haste de metal erguida. A confiança que Deus exigiu do povo que estava 'morto' no deserto é a mesma que Deus exige dos homens hoje com relação a salvação: Fé na salvação que Deus providenciou.
Aos pecadores perdidos alcançados pela mensagem do evangelho resta somente crer na salvação poderosa o bastante que Deus providenciou. A confiança demonstrada na promessa divina não é e nem será contada como mérito humano. Se assim fosse, seria o mesmo que considerar que um simples olhar dos 'mortos' no deserto para a haste de metal erguida por Moisés, foi o que os livrou da morte certa, e não Deus. Seria o mesmo que dizer que ao olhar para a haste erguida, eles auxiliaram Deus na nova oportunidade de vida alcançada.
Ao considerar que a fé é uma obra, ou que há algum mérito em crer na salvação providenciada por Deus, por que a necessidade de se anunciar o evangelho? Antes a fé significa descansar, estar plenamente seguro que Deus é fiel para cumprir com o prometido. Se Deus diz: "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra..." ( Is 45:22 ), por confiar em Deus é que o homem direcionará os olhos ao seu Criador. Esta ação de 'direcionar os olhos para Deus' não é a de auxiliar Deus na salvação do homem. Antes demonstra a total incapacidade do homem e promover a sua própria salvação.
Deus é o autor da salvação. Para este propósito Cristo é o Cordeiro de Deus morto desde a fundação do mundo. Cristo é o tema do evangelho, a graça de Deus. Resta àqueles que ouvem a mensagem do evangelho crer e descansar. Nada é exigido por Deus, basta olhar na direção da cruz de Cristo.
A bíblia nos apresenta o autor da salvação, o autor da fé e quem é o alvo da salvação. Os pecadores na condição de velha criatura são alvos da graça de Deus por meio do evangelho, porém, a salvação só é efetivada sobre aqueles que crêem na mensagem anunciada, após serem gerados de novo.

A Graça de Deus
Qual o contato que o pecador (enquanto velha criatura), tem com Deus? Desde a queda de Adão Deus sempre demonstrou a sua maravilhosa graça a humanidade.
Quando Adão percebeu que estava nu, a primeira ação de Adão foi tentar cobrir-se. Na viração do dia, ao ouvirem a voz de Deus, esconderam-se Gn 3: 8. Deus providenciou as vestes adequadas para o homem se cobrir desde Adão. Isto demonstra que Deus não abandonou a sua criação à própria sorte. Somente Deus pode cobrir o homem de retidão e justiça, uma vez que Ele é justo e justificador daqueles que tem fé nele. Deus continuou anunciando por intermédio de seus profetas que a sua mão estava encolhida, para que não pudesse salvar, etc.
O que é oferecido ao pecador enquanto filho da ira, filho da desobediência, e na condição de velha criatura? É ofertado ao pecador salvação, ou seja, será anulado o escrito de dívida, e não pesará sobre o pecador a condenação de Adão.
Deus misericordioso, santo, justo e bom oferece ao pecador (ao homem perdido) salvação graciosa. Na salvação contém livramento do presente século, livramento do pecado, livramento da condenação e adquire-se uma nova vida.
Todos os homens estão encerados debaixo do pecado para que Deus soberanamente use de misericórdia para com todos. O homem enquanto na condição de velha criatura somente tem contato com a graça de Deus. A velha criatura é vetada a comunhão com Deus, a filiação divina, a paz com Deus, a herança dos santos, etc. Para que o homem seja participante das bênçãos do mundo vindouro, primeiro precisa nascer de novo, e então terá direito a inúmeras bênçãos ( Cl 1:12 -13).

Agradecendo a Deus
Para entendermos a eleição é necessário um exercício de interpretação das cartas do Novo Testamento. Há três aspectos essenciais a ser observado no texto abaixo:
"...dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz, e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue..." ( Cl 1:12 -14).
a) agradecimento - O contexto é de agradecimento a Deus pelo que foi concedido: a nova criatura foi criada idônea para participar da herança pertencente aos santos.
b) pronome - Ao agradecer, percebemos que Paulo se inclui no rol de pessoas agraciadas pela idoneidade;
c) verbo - Tudo que foi concedido refere-se ao passado: Deus fez os cristãos idôneos; Deus tirou do poder das trevas; Deus transportou para um novo reino.
Qual a real condição dos Cristãos enquanto liam a carta de Paulo? Já eram idôneos! Ou seja, foram criados em plena condição de serem participantes da herança dos santos na luz. Livres do poder das trevas e em um novo reino. Efetivamente os cristãos estavam de posse da redenção e da remissão.
Verifica-se que ter a redenção, estar em um novo reino, estar livre das trevas e ser idôneo é uma característica própria da nova criatura. Em momento algum o pecador, enquanto velha criatura, pode estar de posse destas bênçãos. Estas bênçãos refere-se a nova criatura, que foi feita, criada, idônea para participar da herança dos santos.
Esta abordagem de Paulo aos Colossenses, em nada difere da carta aos Efésios:
Paulo escreveu aos cristãos, pessoas que já eram participantes das bênçãos divina. Ou seja,a carta não foi escrita aos incrédulos, aos pecadores, antes os destinatários da carta são identificados com sendo santos e fiéis em Cristo ( Ef 1:1 ). Ao escrever a Cristãos, o objetivo principal da carta não era o de evangelizar, antes era alertar quanto a possíveis erros e relembrar o que foi ensinado anteriormente.
Paulo continua a carta bendizendo a Deus por bênçãos recebidas "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor..." ( EF 1:3 ). A quem Deus abençoou? Aos pecadores (incrédulos), ou os cristãos? Vemos que Deus abençoou os cristãos, uma vez que Paulo se inclui no rol dos abençoados através do pronome na primeira pessoa do plural: "NOS abençoou".
Por Deus ter abençoado os Cristãos com todas as bênçãos espirituais (passado), agora, eles (Paulo e os cristãos) estavam de posse das bênçãos (presente).
Observe quão similar é a idéia de Paulo transmitida aos Colossenses da que foi transmitida aos cristãos de Efésios.
Quais foram as bênçãos auferidas por Deus aos cristãos e que Paulo procura enumerar? Eleição, Predestinação, Redenção e Herança. Estas bênçãos enumeradas foram concedidas aqueles que foram regenerados ou aos pecadores? Descobriremos a seguir.

A redenção
Quem tem a Redenção? A velha ou a nova criatura?
"Nele temos a redenção pelo seu sangue..." ( Ef 1:7 ). Para estar de posse da redenção primeiro é preciso estar em Cristo (Nele temos...). Estar n'Ele, estar em Cristo é o mesmo que ser uma nova criatura "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é..." ( 2Co 5:17 ). Ou seja, a redenção é algo pertinente a nova criatura, uma vez que é preciso estar em Cristo para estar de posse da redenção.
Quem é liberto do pecado? Somente a nova criatura é remida do pecado. Observe que somos redimidos e remidos, ou seja, comprados por bom preço, e livres do senhor que nos prendia ( Cl 1:14 ). Passamos a estar em Cristo e pertencemos ao Senhor.
Em uma linguagem evangelística dizemos que o pecador é redimido e remido. Mas, se observarmos melhor as escrituras, e utilizarmos a linguagem de Paulo, somente àquele que nasceu de novo, que foi tirado do poder das trevas e transportado para o reino de Cristo é redimido e remido.
Sem estar em Cristo o homem não tem a redenção, visto que permanece no pecado, e continua sendo uma velha criatura sob o domínio das trevas ( Cl 1:13 ).
Segue-se que a redenção é pertinente a nova criatura e não ao velho homem. Deus nos redimiu (passado), hoje temos a redenção. Deus nos remiu, hoje somos remidos. Livres no reino do Filho do seu amor. Podemos agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas "Bendito seja o Deus..." ( Ef 1:3 ; Cl 1:2 ).
Observe que Paulo agradece pelas bênçãos recebidas ( Ef 1:3 -12), e ora para que Deus concedesse o que os irmãos ainda não haviam alcançado ( Ef 1:17 -18 ; Cl 1:9 ).

A Herança
Por estar em Cristo, sendo uma nova criatura, os cristãos também foram feitos herança, propriedades exclusiva de Deus Compare ( Ef 1:11 com Cl 1:12 ). Em Colossenses os Cristãos têm direito a uma herança, e em Efésios, o Cristãos são a herança.
Somente aqueles que esperam em Cristo são propriedades de Deus. Não há como a velha criatura ser propriedade de Deus, uma vez que os pecadores não são servos de Deus, mas do pecado. Somos propriedade de Deus (herança) por termos nos tornados servos da justiça. Se 'somos' servos de Deus somos propriedade dele, e por tanto, somos feitos herança.
Ser herança (propriedade) é uma das bênçãos para os que estão em Cristo. Paulo diz que ele e os cristãos também foram feitos herança. A carta foi escrita a cristãos, e, portanto, esta bênção não é destinada aos pecadores sem Cristo, e sim, para os nascidos de novo.

A Eleição
"Pois nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele" ( Ef 1:4 ).
O que é a eleição?
A primeira idéia que vem a cabeça do leitor é a de uma escolha. Ora, Deus escolheu dentre os pecadores aqueles que serão salvos? Esta foi a leitura que Calvino e Armínio fizeram há pelos menos 500 anos.
Para uma leitura correta precisamos observar os elementos que traçamos anteriormente: os verbos no passado (elegeu), o pronome na primeira pessoa do plural (nos), agradecimento por algo recebido e a nova condição dos destinatários da carta: santos e fiéis em Cristo (nele).
Qual a finalidade da eleição: a salvação ou a santidade e irrepreensibilidade diante de Deus?
O que Deus destina ao pecador é a mensagem graciosa do evangelho. No evangelho está presente o poder de Deus que cria filhos para si ( Jo 1:12 -13). Para salvação somente o evangelho ( Rm 1:16 ).
Após crer no evangelho, o pecador morre com Cristo e é agraciado com uma nova vida (regeneração), passando a estar em Cristo. O novo homem em Cristo passa a ser santo e irrepreensível ( Ef 4:24 ). Ou seja, a eleição não é para a salvação, e sim, a benção de ser santo e irrepreensível diante de Deus.
Somente é possível alcançar a santidade e a irrepreensibilidade depois de ser uma nova criatura. O velho homem (o pecador) jamais será santo e irrepreensível diante de Deus. Antes o pecador precisa crer no evangelho seguindo Jesus na sua morte e ressurreição. Somente a nova criatura é santa e irrepreensível.
Qual o sentido da palavra 'eleição' que o contexto nos revela? Não é o de escolha de pecadores dentre pecadores para a salvação. Paulo estava simplesmente demonstrando que todos os cristãos na condição de nova criatura em Cristo tornaram-se santos e irrepreensíveis diante de Deus. Isto porque antes da fundação do mundo, aprouve Deus que as pessoas que estivessem em Cristo (de posse da nova condição) haveriam de ser (eleitas) santas e irrepreensíveis.
A salvação é por meio do evangelho, mas a santidade e a irrepreensibilidade diante de Deus decorrem da nova condição em Cristo. Na eternidade Deus elegeu 'escolheu' em Cristo, mas no presente os cristãos são os eleitos. Por serem novas criaturas geradas em Deus, os Cristãos foram predestinados a tomar posse daquilo para qual foram eleitos em Cristo antes da fundação do mundo: a santidade e a irrepreensibilidade.
O propósito de Deus ao trazer muitos filhos à glória foi estabelecido em Cristo, e todos que n'Ele estão, são os eleitos de Deus. Estão de posse de uma nova condição em contraste com aquele que antes tinha no pecado: santidade e irrepreensibilidade ( 1Co 6:11 ).
Ao colocarmos o verbo do versículo seguinte no presente teremos: "Pois somos os eleitos em Cristo antes da fundação do mundo". Ou seja, Paulo estava demonstrando que desde a eternidade Deus reuniu as condições necessárias para os homens em Cristo estivessem de posse de uma nova condição diante d'Ele. Estes são santos e irrepreensíveis.
A eleição não se refere a um processo de escolha, e sim, da posse de uma nova condição. Todos aqueles que estão em Cristo são os eleitos de Deus. Sobre este aspecto Jesus disse: "Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos" ( Mt 22:14 ). Através do evangelho muitos são chamados à nova vida, porém, os escolhidos, aqueles de posse da nova condição em Cristo são poucos. Observe que Jesus não disse: poucos são os que 'escolhi', antes poucos são os escolhidos.
Neste sentido Paulo escreveu: "Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus (...) Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados" ( 1Co 1:24 e 26).
Aqueles que estão na condição de chamados são os pecadores, alvos da mensagem do evangelho. Por que os pecadores estão na condição de chamados? Por que a mensagem do evangelho destina-se aos pecadores.
Quando Paulo pede aos irmãos que observassem a vocação, ele refere-se a algo que os cristãos tinham posse (vossa vocação). Todos que aceitam a mensagem do evangelho este são os escolhidos, os que possuem a vocação. Se Deus escolhesse dentre os pecadores aqueles quem haveria de ser salvo, Paulo teria escrito que não são muitos os sábios segundo a carne que são ESCOLHIDOS para a salvação. Antes, o apóstolo Paulo diz que são poucos os poderosos e nobres que são CHAMADOS ( 1Co 1:26 ).
Por que são poucos os chamados dentre os poderosos? Os sábios, poderosos e nobres estão sendo protelado quanto à salvação? É certo que não. O que se observa é que para 'OS CHAMADOS' a mensagem do evangelho é poder de Deus e sabedoria de Deus ( 1Co 1:24 ). Porém os sábios, entendidos e nobres consideram a palavra do evangelho como sendo loucura I Co 1: 18. Desta maneira, conclui-se que são poucos os chamados dentre os sábios e entendidos deste mundo.
O diferencial entre os doutores e os não doutos não é quanto ao evangelho, pois a mensagem é a mesma, tanto para judeu quanto para grego, mas o diferencial está no comportamento de quem houve. Para os que perecem, a mensagem é loucura, para os que são salvos, a mensagem é poder de Deus e sabedoria de Deus.

A Predestinação
"Em amor nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade" ( Ef 1:5 ).
 "Predestinação: Não há outro destino para aquele que está em Cristo: é um dos filhos de Deus! Ou seja, foi destinado a ser filho por adoção em Cristo" 
É impossível o velho homem, ou a velha criatura alcançar a posição de filho de Deus. A velha natureza primeiro deve morrer com Cristo para depois ressurgir uma nova criatura. Esta nova criatura será designada um dos filhos de Deus ( Jo 1:12 ).
A velha criatura jamais pode ser contada com um dos filhos de Deus, ou seja, jamais a velha criatura, o pecador sem Cristo será contado entre os filhos de Deus.
Neste contexto, como entender a predestinação? Paulo diz que os cristãos (nós) é que foram predestinados. Os que estão em Cristo (as novas criaturas) são os predestinados por Deus a serem filhos por adoção, e não alguns pecadores dentre outros. Paulo não escreveu a pecadores, e sim, a santos e fiéis em Cristo ( Ef 1:1 ). Estes santos e fiéis é que são os agraciados com a bênção de ser eleito e predestinado.
A salvação é ação de Deus por meio do evangelho, e tão somente através do evangelho. Através do evangelho Deus chama os pecadores ao arrependimento e a filiação divina só ocorre após a regeneração, quando é criada a nova criatura em Cristo.
Observe que o apóstolo Paulo continua argumentando com o verbo no passado (predestinou), utilizando a primeira pessoa do pronome no plural (nos) e apresenta um objetivo bem definido: predestinados para serem filhos por adoção.
Em linhas gerais Paulo escreveu aos cristãos que, por eles estarem em Cristo não deviam esperar outro destino a não ser, ser um dos filhos de Deus. Não há outro destino designado para quem está em Cristo: este já é um dos filhos de Deus. Os cristãos já alcançaram a condição de filhos, e já podem clamar: "Aba, Pai" ( Gl 3:26 ). Este era um dos motivos pela qual Paulo estava agradecendo a Deus.
A predestinação diz de uma bênção alcançada em Cristo. Todos aqueles que estão em Cristo tornaram-se filhos de Deus, uma vez que Cristo conduz muitos filhos à glória Hb 2: 10. Em outras palavras, caso alguém não tenha o desejo de ser contado entre os filhos de Deus, não deve aceitar o que é proposto no evangelho. Isto porque, todos aqueles que aceitarem o convite do evangelho e passaram a estar em Cristo, estes são filhos de Deus por adoção, pois para este fim a nova criatura é destinada.
A vontade de Deus é que Cristo tenha a preeminência em tudo, sendo Cristo o primogênito de toda a criação e o primogênito dentre os mortos. Na condição de segundo Adão, Cristo é o primeiro gerado de Deus, diferente do primeiro Adão, que foi criado do pó da terra.
Mas, para que Cristo alcançasse a posição de primogênito dentre os mortos, houve a necessidade de que Deus gerasse mais filhos para si. Deus, em sua multiforme sabedoria, predestinou, estipulou um destino para aqueles que fossem gerados de novo em Cristo: seriam Filhos por Adoção.
Após Deus gerar filhos para si, Cristo tornou-se o primogênito dentre os mortos, uma vez que não há o que se falar em primogenitura, se não houver dois ou mais irmãos ( Hb 2:10 ).

Conscientização
Qual foi o objetivo de Paulo ao descrever as bênçãos recebidas por Deus em meio a um momento de louvor? Conscientizar os cristãos do prêmio que haviam recebido. Paulo é enfático ao demonstrar que todos eles também estavam em Cristo, e se estavam em Cristo, estavam de posse das mesmas bênçãos enumeradas "É também nele que vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade..." ( Ef 1:13 ).
Tudo foi alcançado através do evangelho "...depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação" ( Ef 1:13 ). A salvação não é alcançada através da 'eleição' ou da 'predestinação', uma vez que a salvação só é alcançada por meio da mensagem do evangelho.
"Tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança..." ( Ef 1:13 ). Paulo precisava conscientizar os cristãos porque sabia que haveria de surgir alguém com a intenção de privar os cristãos do premio ( Cl 2:18 ).
O prêmio da soberana vocação de Deus só é possível em Cristo.
Não há como ser participante desta vocação soberana quando se está no pecado ou quando se é uma velha criatura. A vocação de Deus é premio destinados a quem encontra em Cristo "...pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo" ( Fl 3:14 ).
'Em Cristo' é um recurso lingüístico utilizado por Paulo para resumir o conceito de 'nova criatura'. Ou seja, "...se alguém está em Cristo, nova criatura é..." ( 2Co 5:17 ). Para não repetir inúmeras vezes a palavra nova criatura, a contração "em Cristo" é utilizada por Paulo.
  • Os cristãos precisavam saber que eles eram verdadeiramente filhos de Deus ( Gl 3:26 ).
  • Precisavam saber que foram criados idôneos para participar da herança dos santos na luz ( Cl 1:12 ).
  • Precisavam saber que estavam em Deus e Deus neles ( 1Jo 4:15 ).
  • Da mesma forma que Cristo é, os cristãos também são neste mundo ( 1Jo 4:17 ).
  • Precisavam estar cônscios de que haviam recebido a plenitude de Cristo ( Cl 2:10 ).
Paulo teve uma tarefa árdua ao tentar conscientizar os cristãos das características da nova criatura. Para isso ele procurou demonstrar que todos os cristãos, os que creram, receberam as mesmas dádivas de Deus: uma nova natureza, uma nova vida, tornando-se uma nova criatura, criada segundo Deus em verdadeira justiça e santidade.

Fonte: www.estudobiblico.org

Nascer da Água e do Espírito


A doutrina de Jesus somente tornou evidente o que estava registrado nos profetas: nascer da água e do Espírito é o mesmo que Deus espargindo água pura sobre o homem. Somente Deus pode conceder um novo coração e um novo espírito, ou seja, uma nova vida ao homem!
Água e Espírito
“Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” ( Jo 3:5 )
A resposta de Jesus satisfaz a seguinte pergunta: “Como pode nascer um homem, sendo velho?” A resposta é precisa: o novo nascimento é por meio da água e do Espírito!
Para entendermos a resposta de Jesus é preciso saber que a doutrina apregoada por Ele em nada difere da mensagem apregoada na lei e pelos profetas.
Sabemos que a lei nunca pode aperfeiçoar ninguém por conter somente a sombra dos bens futuros ( Hb 10:1 ). Porém, ela sempre apontou a necessidade da circuncisão do coração.
O que a lei propunha era impossível o homem alcançar por meio dela, visto que, a própria lei estava enferma pela carne (Romanos 8: 3). A lei somente serviu de ‘tutor’ para conduzir o homem a Cristo ( Gl 3:24 ), ou seja, ao apontar a necessidade da circuncisão do coração, a lei conduz o homem a Cristo, pois somente nele é possível alcançar circuncisão através do despojar do corpo da carne: a circuncisão de Cristo ( Cl 2:11 ).
Podemos extrair uma grande lição da lei: ela foi escrita em tábuas de pedras e entregue ao povo, mas, não pode aperfeiçoar ninguém, visto que, mesmo após a entrega da lei, Moisés continuou apregoando a necessidade da circuncisão do coração ( Dt 10:16 ; Dt 30:6 ; 2Co 3:3 e 7).
Caso a lei fosse essencial para a salvação do homem não haveria a necessidade de Moisés apregoar a circuncisão do coração. Conclui-se que, a lei entregue em tábuas de pedra não operou a transformação necessária no coração do povo, visto que, eles ainda precisavam da circuncisão do coração.
A ação divina nunca foi por intermédio da lei, visto que, a mensagem de Deus sempre foi: “Ouve, ó Israel...”, pois a fé é o único meio de se achegar a Deus ( Rm 10:17 ). Caso ouvissem a voz de Deus, haveria uma mudança radical neles: deixariam de ter um coração de pedra e passariam a ter um coração de carne ( Dt 11:18 ; Jr 4:4 ).
A intervenção divina na vida do povo só ocorreria no momento em que eles ouvissem e gravassem a lei em seus corações. A circuncisão é uma ação divina por meio da sua palavra ( Dt 30:6 -8).

۩
O profeta Ezequiel sobre este assunto disse o seguinte: “Então espargirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” ( Ez 36:25 -27).
O mestre Nicodemos já conhecia esta passagem bíblica. Há muito que ele lia acerca da promessa de uma nova vida (um novo coração e um novo espírito), porém, não conseguia abstrair a essência do que Deus propôs.
Para alcançar a nova vida é necessário que o próprio Deus venha a espargir água pura sobre o homem (“EU” espargirei água pura sobre vós). 
A doutrina de Jesus somente tornou evidente o que estava registrado nos profetas: nascer da água e do Espírito é o mesmo que Deus espargindo água pura sobre o homem. Somente Deus pode conceder um novo coração e um novo espírito, ou seja, uma nova vida ao homem! 
Nascer da água é o mesmo que nascer da palavra: Jesus é o Verbo de Deus, ou seja, a Palavra encarnada ( Jo 1:14 ). Sobre este aspecto Paulo escreveu: “Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra...” ( Ef 5:26 ) “Se alguém tem sede, vem a mim e beba” ( Jo 7:37 ). Jesus é a água que produz vida naqueles que são purificados por Ele, ou seja, naqueles que crêem.
Nascer do Espírito é o mesmo que nascer de Deus, visto que, Deus é Espírito e aqueles que d'Ele são nascidos recebem um novo espírito e um novo coração. Portanto, “...o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6 ), e os que crêem recebem poder para serem feitos filhos de Deus! Ora, se o homem crê, da plenitude de Deus já recebeu ( Jo 1:16 ; Cl 2:7 -8). Passa a ser participante da natureza natureza divina ( 2Pe 1:4 ).
Quem crê na Palavra encarnada como diz as Escrituras, do seu interior terá rios de água viva fluindo, ou seja, isto foi dito: “... do Espírito que haviam de receber os que nele cressem” ( Jo 7:37 -39), o nascer do Espírito.
Há uma ordem específica para se nascer de novo? Sim! Primeiro o homem nasce da água, depois do Espírito! Como?
Primeiro o homem precisa da Palavra de Deus para que possa crer, ou seja, para crer, primeiro é preciso ouvir (ser espargido por Deus com água limpa), acerca da fé (evangelho) que é poder de Deus que faz dos homens que descansam na esperança proposta filhos de Deus “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é Poder de Deus para a Salvação de todo aquele que crê” ( Rm 1:16 ).
O homem só tem acesso ao poder de Deus depois que ouve a palavra da verdade, conforme Paulo escreveu a Tito: “... Ele nos salvou mediante a lavagem da regeneração e da renovação pelo Espírito Santo” ( Tt 3:5 ).
Paulo ao escrever a Tito demonstra que Deus lava e renova o homem por meio da palavra e do seu Espírito, ou seja, ele reafirma o que foi dito por Ezequiel: (“EU” “espargirei água pura sobre vós...”).
Através da Palavra de Deus, que é água pura espargida sobre o pecador, ocorre a lavagem da regeneração. Os que de Deus são nascidos, são renovados pelo Espírito Eterno, recebendo um coração de carne em lugar do coração de pedra e um novo espírito ( Sl 51:10 ).