RELIGIÃO,
SEITAS E HERESIAS
INTRODUÇÃO:
O
QUE É RELIGIÃO?
R:
Culto Prestado a uma divindade; doutrina religiosa;
dever sagrado; ordem religiosa; crença viva; consciência
escrupulosa; escrúpulos; (Social.) um sistema solidário
de crenças e práticas relativas a coisas sagradas,
isto é, separadas, interditas, e que unem em uma
mesma comunidade moral, chamada Igreja, todos os que
aderem a esse sistema.
O
QUE É SEITA?
R:
Doutrina ou sistema que se afasta da opinião geral;
conjunto dos indivíduos que a seguem; comunidade
fechada; de cunho (caráter) radical; facção;
partido.
O
QUE É HERESIA?
R:
Doutrina contrária aos dogmas (ponto fundamental e
indiscutível de uma doutrinas) da igreja;
contra-senso; ato ou palavra ofensiva à religião,
escolha, seleção, preferência...
(Pequeno
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, de Aurélio
Buarque de Holanda Ferreira)
O
PERIGO DAS SEITAS E HERESIAS
Gn
4:3-7 Compreender a origem e a natureza da
religiosidade é básico para entendermos a extrema
disseminação de seitas e ensinos falsos, não
apenas em nossos dias mas em toda a história da
humanidade. Este texto espelha de uma forma clara, a
maneira pela qual o espírito de religiosidade começou
a se manifestar entre os homens. A palavra
"religião" vem do latim religio, que
significa "religar". O conceito implícito
nessa palavra é o de uma tentativa do homem de
"religar-se" a Deus, reatando uma comunhão
rompida. Esse sentimento "religioso" é
comum a todos os homens, não importando sua origem
social ou geográfica. A religião surgiu no vácuo
provocado pela ausência da comunhão autêntica com
Deus. O homem foi feito para viver em comunhão com
Deus, e na falta dessa comunhão ele experimenta,
ainda que inconscientemente, um sentimento de
profunda frustração. Esse anseio (e não o
"medo do desconhecido", como muitos
sustentaram no passado) é que originou na
humanidade a busca religiosa. O texto que lemos
caracteriza alguns aspectos essenciais do espírito
de religiosidade. Caim ofertou do que lhe sobrava,
enquanto Abel trouxe suas primícias (note as
palavras "oferta" e "primícias",
nos versículos 3 e 4). O espírito religioso sempre
oferta do que sobra, seja dinheiro, tempo, esforço;
Caim procurou aproximar-se de Deus por seus próprios
meios, enquanto Abel, pelo meio determinado por
Deus. Este é um dos principais motivos que levou o
Senhor a rejeitar a oferta de Caim. Em Gn 3:21 vemos
pela primeira vez nas Escrituras o surgimento de uma
vítima sacrificial (se Adão e Eva foram vestidos
por Deus com roupas de peles, um animal teve que ser
morto!). Esta verdade é a mesma que aparece
registrada em Hb 9:22. Em conexão com Gn 3:21, é
importante lembrar que a palavra hebraica que
significa "cobrir" tem o sentido do termo
"propiciação", que é a palavra
utilizada pelo Novo Testamento para definir a obra
redentora de Jesus na cruz, veja Rm 3:24,25. Ora, o
espírito de religiosidade sempre apresenta uma
oferta que Deus não pediu, que é incapaz de
resolver o verdadeiro problema que separa o homem de
Deus: às vezes são "obras", outras vezes
são "rituais", mas sempre são coisas que
não podem tratar adequadamente o problema do
pecado. Abel, pela fé, apresentou o Senhor Jesus
(porque todo sacrifício de animais no Velho
Testamento apontava profeticamente para Jesus). Já
Caim, apresentou a si próprio: suas obras, seu
trabalho, suas iniciativas! Caim apresentou, à
recusa da sua oferta, a reação característica do
espírito de religiosidade. Veja Gn 4:5b. É a reação
característica do orgulho ferido. O espírito de
religiosidade é sempre o espírito do farisaísmo,
o qual é marcado por uma idéia elevada de si próprio,
o que leva-o automaticamente a não cogitar jamais a
possibilidade de ser recusado. Neste ponto, é
diametralmente oposto ao espírito do cristão, o
qual é marcado por um coração quebrantado. Vemos
uma ilustração clara disso na parábola do fariseu
e do publicano (veja Lc 18:9-14). Se a situação
fosse inversa, e o publicano fosse rejeitado, ele
simplesmente continuaria orando por misericórdia,
porque era um homem de coração quebrantado; mas o
fariseu jamais suportaria ser rejeitado, porque
estava firmado nos seus "méritos"! Gn 4:7
Todas as religiões sempre têm sua base no que o
homem pretende fazer ou ser, por si só,
independente de quem quer que seja. A palavra de
Deus para Caim foi "Se bem fizeres, não haverá
aceitação para ti?". Se bem fizeres, aqui,
tem o sentido de fazer o que é correto,
aproximar-se de Deus da maneira certa. No Velho
Testamento, essa maneira era a observância da lei e
dos sacrifícios, tendo em vista a obra de Jesus que
se manifestaria no futuro. No Novo Testamento, é a
aproximação de Deus unicamente através de Jesus,
submetendo-se ao Seu senhorio, governo e confiando
apenas nos méritos da Sua obra realizada em nosso
favor. Não é difícil, contudo, verificamos como o
homem procurou seguir o caminho de Caim desde o
princípio da humanidade. Gn 4:16,17 Caim foi tanto
o iniciador da religião como o primeiro a procurar
construir uma sociedade à parte de Deus. A expressão
"E saiu Caim de diante da face do Senhor"
(v.16) nos mostra que Caim optou por afastar-se de
Deus, vivendo longe dEle. À partir desse homem,
surgiu toda uma linha de seres humanos que não
tinham consciência da pessoa de Deus, mas que
experimentavam o anseio inconsciente por comunhão
com seu Criador, ao qual já nos referimos. Entre
essas pessoas temos sem dúvida os primeiros a
adorarem os elementos da natureza, seguindo seus
corações corrompidos. Rm 1:21-24 Apesar da revelação
disponível de Deus na criação, os homens
preferiram escolher seus próprios caminhos,
marcados pela religiosidade. O fim disso, como o v.
24 demonstra, está sempre em carnalidade e
imoralidade. Rm 1:21 "... e o seu coração
insensato se obscureceu." O coração do homem
foi obscurecido a fim de que perdesse de vista
qualquer traço de revelação do verdadeiro Deus e
direcionasse o anseio de seu coração para outros
seres. 2 Co 4:4 O diabo é o autor desse
entenebrecimento dos corações e da transformação
desse anseio legítimo num espírito pervertido de
religiosidade. At 19:17-20, 27; 2 Co 10:4,5; Ef
6:11,12 Se a ação do diabo é que está por detrás
do espírito de religiosidade, precisamos concluir
que todas as religiões são de iniciativa diabólica,
e que a maneira pela qual podemos combatê-las não
é através de debates ou coisas parecidas, mas
unicamente através da batalha espiritual,
discernindo sua origem satânica e combatendo com
armas espirituais, os demônios que estão por detrás
delas. "HERESIAS E SEITA" O mesmo espírito
religioso que está por detrás de cultos como o
islamismo, o animismo (adoração de espíritos,
englobando todas as formas de umbanda), o
espiritismo e outras manifestações religiosas, está
também por detrás de todas as seitas e heresias
que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história.
Na verdade, o diabo é especialista em variar suas
armas no ataque contra a Igreja. A diferença entre
o paganismo e o cristianismo é fácil de ser
detectada, mas o mesmo não acontece entre o
cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
O interesse aqui não é formar um painel acerca das
religiões que atuam ou atuaram no mundo, mas
analisar principalmente algumas heresias e seitas
que surgiram no meio da Igreja. Para isso,
precisamos compreender primeiramente a diferença
entre "heresia" e "seita".
HERESIA
A
palavra "heresia" vem do termo grego
"hairesis". Essa palavra é empregada no
Novo Testamento com dois sentidos principais: (1)
seita, no sentido de facção ou partido, um corpo
de partidários de determinadas doutrinas (veja At
5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22); e (2) opinião contrária
à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é
considerada heresia (veja 2 Pe 2:1). 1 Co 1:10;
11:18 Em ambos os textos, a palavra traduzida
"divisões (ou dissensões)", no grego, é
schismata, que significa literalmente "rasgões
em pano". Alguns estudiosos sustentam que essa
palavra indica divisões em torno de personalidades,
e não em torno de ensinos. Segundo esse ponto de
vista, divisões em torno de personalidades seriam
um "mal menor", não tão grave quanto as
"heresias" (negações de verdades da fé).
O texto de 1 Co 11:19, no entanto, parece relacionar
as divisões aos partidos (haireseis). Podemos
resumir isto dizendo que, na perspectiva do Novo
Testamento, toda divisão no corpo de Cristo (seja
motivada por personalidades ou por diferenças no
ensino) é considerada heresia. Isto coloca como
heresia todo o denominacionalismo, tão comum na
igreja. No entanto, o uso histórico da palavra
"heresia" passou a apontar quase que
exclusivamente para seu segundo sentido assinalado
acima, ou seja, o de opinião contrária à doutrina
prevalecente, de cujo ponto de vista é heresia.
Desta maneira, passaram a ser qualificadas de
"heresia" os ensinos que, de alguma
maneira, contrariam alguma verdade da fé cristã.
Nesta perspectiva, heresia pode ser definida como a
"negação de uma verdade cristã definida e
estabelecida, ou uma dúvida concernente a
ela". A heresia não pode ser confundida com a
apostasia.
O apóstata é alguém que rejeitou
completamente a fé cristã; o herege continua
vinculando-se à fé, excetuando-se os pontos em que
seu sistema nega a fé cristã. 1 Co 15:12; Cl
2:8,16,20-22; 2 Ts 2:2; 1 Tm 4:1-3,7; 1 Jo
2:18,19,22; 4:2,3 Estes textos exemplificam diversas
ocorrências de heresias, ainda no período da
Igreja primitiva. Em Corinto, algumas pessoas
negavam a possibilidade de ressurreição,
influenciados pelo conceito grego de que a matéria
seria algo inerentemente mau; no caso da igreja em
Colossos, a heresia era uma forma particular de
legalismo, oriunda de uma influência do gnosticismo
grego sobre a igreja; o texto de 2 Ts 2:2 aponta
outra heresia específica, relacionada com a volta
de Jesus, a qual, segundo alguns, já teria
acontecido; em 1 Tm Paulo prevê diversos ensinos
heréticos que surgiriam na história da igreja; em
1 Jo, é a encarnação de Jesus que é
especificamente atacada (uma forma da heresia
conhecida como "docetismo", do grego
dokein, "parecer", que ensinava que Jesus
não possuíra um corpo físico, mas apenas uma
"aparência" de corpo!). Aparentemente,
essas heresias podem "variar em grau". Uma
coisa é atrelar-se a um legalismo estrito, como no
caso dos colossenses; outra, bem diferente, é
afirmar que Jesus não possuía um corpo físico. No
entanto, toda heresia significa uma introdução de
fermento na massa da fé cristã que, com o tempo,
levedará a massa toda! Uma análise cuidadosa da
carta aos Colossenses, por exemplo, nos mostrará
que a influência do gnosticismo sobre a igreja
(manifesta no temor aos "rudimentos do
mundo", citados em Cl 2:8, e no extremo
legalismo) diminuía aos olhos da igreja o próprio
valor da obra redentora de Jesus (em razão do que,
Paulo teve de afirmá-la em termos tão vigorosos em
Cl 2:13,15). O arianismo é outro exemplo de ensino
herético que podemos tirar da História da igreja.
Ário, que foi presbítero de Alexandria, sustentava
que Jesus não era eterno, mas havia sido criado por
Deus Pai. Ele não divergia do restante da igreja em
nenhuma outra verdade, apenas nesta. Todavia, com a
negação de que Jesus era co-eterno e co-igual com
o Pai, ele na realidade abalava o alicerce mais
fundamental do cristianismo.
SEITA
Podemos
compreender melhor o que são seitas se, em primeiro
lugar, verificarmos qual a diferença entre
"seita" e "heresia". "Por
definição, um herege é um cristão professo que
está errado com relação a alguma verdade
particular, ao passo que o ponto essencial quanto às
seitas é que elas absolutamente não são cristãs,
e sim contrafações do cristianismo." Em seu
sentido mais genérico, seita é "devoção a
uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma
corporação de adeptos". Esta definição está
na raiz de termos como "sectarismo", e por
esse ângulo tanto um partido político como uma
torcida organizada de futebol poderiam ser
classificados como "seita". Em nosso
estudo, no entanto, estamos interessados em estudá-las
de uma perspectiva cristã e, nesse prisma, as
seitas aparecem invariavelmente como falsificações
da fé cristã. Podemos dizer que as seitas, em sua
maior parte, são o produto final das heresias, ou
seja, o resultado da fermentação herética na
massa da igreja. Nem toda heresia culmina na formação
de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema
elementos heréticos. Vamos notar abaixo algumas
características e sinais que podem nos ajudar a
identificar o que são as seitas.
1
- SEMELHANÇA COM O CRISTIANISMO.
Virtualmente
todas as seitas possuem forte semelhança com a fé
cristã legítima, e é justamente essa semelhança
que se constitui na principal estratégia do diabo
com relação a elas (veja 2 Co 11:13-15).
2
- ADEPTOS SINCEROS.
As
seitas são povoadas por pessoas zelosas, mas
destituídas de verdadeiro entendimento (veja Rm
10:2). Nunca devemos cometer o erro de questionar a
sinceridade dos adeptos de qualquer seita; no
entanto, precisamos reconhecer que esse zelo extremo
a que se dispõem é uma característica do espírito
de religiosidade que age por detrás delas.
3
- A QUESTÃO DA ORIGEM.
Todas
as seitas, praticamente, reivindicam como sua fonte
inicial alguma nova revelação da parte de Deus.
Aqui temos uma diferença interessante entre heresia
e seita. As heresias, geralmente, começam com
pessoas que, estudando diligentemente as Escrituras,
acabaram se afastando em sua interpretação.
4
- RECONHECIMENTO DE AUTORIDADE ADICIONAL ÀS
ESCRITURAS.
Este
ponto praticamente decorre do anterior. As seitas
sempre reconhecem uma autoridade adicional às
Escrituras, que acaba sobrepujando a Bíblia e se
torna sua base para doutrina e governo. O Mormonismo
tem O Livro de Mórmon, a Pérola de Grande Valor e
Doutrinas e Alianças; a Ciência Cristã tem o
livro Ciência e Saúde, escrito pela fundadora,
Mary Baker Eddy; os Adventistas do Sétimo Dia têm
os escritos de Ellen G. White; e etc.
5
- NEGAÇÃO DE VERDADES ESSENCIAIS À FÉ CRISTÃ.
As
seitas não se limitam a discordar sobre assuntos
periféricos ou não essenciais; elas via de regra
negam aspectos essenciais da fé cristã. Embora a
lista possa variar ligeiramente de seita para seita,
em geral seus ensinos discordam da verdade bíblica
em áreas tão centrais quanto a Pessoa de Jesus
(Testemunhas de Jeová), a Pessoa do Espírito Santo
(Testemunhas de Jeová) a obra expiatória de Jesus
(Adventistas do Sétimo Dia), a Justificação pela
Fé (Mórmons), a Triunidade de Deus (Testemunhas de
Jeová), o ensino das Escrituras sobre o pecado
(Pensamento Positivo) a ressurreição e ascensão físicas
do corpo de Jesus (Testemunhas de Jeová), entre
outros. Além disso, muitas vezes as seitas
conjugam, às negações dessas verdades essenciais,
as invenções de ensinos que não possuem nenhuma
base bíblica. É o caso tanto dos Adventistas do Sétimo
Dia quanto dos Testemunhas de Jeová, os quais
ensinam as doutrinas do sono da alma após a morte e
do aniquilamento dos ímpios.
6
- REJEIÇÃO DO ESPÍRITO DE ORAÇÃO.
Este
é um dos sinais mais interessantes acerca das
seitas. Em sua quase totalidade elas desvalorizam a
oração, e isso não é de causar surpresa. A oração
é uma atividade que não oferece atrativos, exceto
para aqueles que são filhos de Deus. Como pode
haver um legítimo espírito de oração numa seita
que, por exemplo, nega o conceito de pecado, repudia
a obra redentora de Jesus e rejeita o Espírito
Santo como Pessoa (note que esses pontos estão
intimamente ligados uns aos outros)?
7
- ÊNFASE NUMA "FÓRMULA" PARTICULAR.
Todas
as seitas enfatizam geralmente uma "fórmula"
específica, muitas vezes um esquema rígido que
deve ser seguido a fim de que determinados
resultados sejam obtidos. Segundo um autor, há uma
semelhança interessante entre todas as seitas e os
famosos "remédios de charlatões": algo
muito simples, sem complicação, que serve para
curar todos os males. Muitas vezes, um ensino (às
vezes até mesmo bíblico e correto) é repetido à
exaustão e indicado como solução para todos os
tipos de problemas.
8
- PRETENSÃO DE EXCLUSIVIDADE.
Esta
é uma característica invariável das seitas:
consideram-se a única expressão válida do
cristianismo. O caso do Adventismo do Sétimo Dia é
típico: para ministrar o batismo, esse grupo exige
do "catecúmeno" uma confissão de que
"a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja
remanescente", o que exclui todos os demais
grupos cristãos. Seguindo nessa escola, um grupo
saiu da Igreja Adventista do Sétimo Dia sob a direção
de uma "profetisa" chamada Jeanine Sautron,
e fundou a Igreja Adventista do Sétimo Dia - Os
Remanescentes, a qual, num panfleto distribuído
recentemente, chamou tanto a Igreja Adventista
original como todos os demais grupos cristãos de
"apóstatas". A título de conclusão,
poderíamos ilustrar da seguinte maneira a diferença
entre "heresia" e "seita":
heresia é como um câncer num ser humano; começa
lento, insidioso, mas tende a crescer e a dominar
todo o sistema do indivíduo. Já a seita, é como
um "homem artificial", uma imitação do
ser humano. Ef 6:11,12 Notamos que as seitas possuem
diversos sinais ou características comuns, e que
revelam a existência de uma mente diabólica por
detrás de todas elas. Devemos ter isto em mente,
para nunca cometermos o erro de combatermos forças
espirituais com armas naturais. Podemos e devemos
estudar acerca das seitas, a fim de que possamos
principalmente instruir pessoas que estão ou
estiveram aprisionadas por elas e desejam ser
libertas; nunca, porém, para debatermos com seus
seguidores. A quase totalidade das seitas são
alimentadas por um espírito de contenda religiosa,
e quando passamos a discutir com seus adeptos
estamos na verdade "fazendo o jogo" do demônio.
Nossa posição deve ser a de rejeitar seus ensinos
sem discussão, ao mesmo tempo em que devemos amar
as pessoas que estão presas por esses ensinos e
demonstrar a elas o nosso cristianismo através de
nossas vidas, não de nossas palavras.
HERESIOLOGIA
Heresiologia
é o estudo das heresias. Heresia deriva da palavra
háiresis e significa: escolha, seleção, preferência.
Daí surgiu a palavra seita (latim secta - doutrina
ou sistema que diverge da opinião geral e é
seguido por muitos), por efeito de semântica. Do
ponto de vista cristão, heresia é o ato de um
indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da
Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias
idéias, ou as idéias de outrem, em matéria de
religião.
1.
CONHECENDO AS SEITAS
As Seitas estão em todos os lugares. Algumas são
populares e amplamente aceitas. Outras são
isolacionistas e procuram se esconder, para evitar
um exame de suas ações. Elas estão crescendo e
florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande
sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até
parecem muito úteis e benéficas.
Com
a proximidade do final do século, surgiram novas
seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos
mais absurdos ensinamentos com relação ao final
dos tempos. Essas idéias confusas estão sendo
despejadas em cabeças incautas, acabando muitas
vezes em tragédias de grandes proporções.
Em
1978, o então missionário norte-americano Jim
Jones, foi responsável pela morte de 900
seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após
Ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato
interessante desse trágico acontecimento foi o
depoimento de um dos militares americanos responsáveis
pela remoção dos corpos. Ele disse que, após
vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um
só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia
por suas próprias palavras.
Em
1993, o líder religioso David Koresh, que se
intitulava a reencarnação do Senhor Jesus,
promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira,
onde ficava a seita Branch Davidian. Seduzindo os
seguidores com a filosofia de que deveria morrer
para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível
no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas,
incluindo 18 crianças.
Em
1997, outra seita denominada Heaven’s Gate (Portão
do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo
religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na
ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam
conduzidas para outra dimensão em uma nave que
surgiria na cauda do cometa Halley Bop.
No
Brasil também existem muitas seitas e denominações
que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das
mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia,
são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980
anunciou um dilúvio para aquele ano.
Em
Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que
conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná,
um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o
próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita
Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele
parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com
isso, tem enganado a muitos.
Muitas
das seitas são conhecidas dos cristãos
brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de
Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudo-cristãs
estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja
Internacional de Cristo/Boston (Igreja
de Cristo, no Brasil), Ciência
Cristã, Escola
Unida do Cristianismo, Meninos
de Jesus etc.
Quase
todas essas seitas refutam a Trindade (com a conseqüente
diminuição do Senhor Jesus Cristo), a ressurreição,
a salvação pela Graça e contrariam outros princípios
bíblicos.
a. ASPECTOS COMUNS
Existem
muitos aspectos comuns entre as seitas que têm se
disseminado pelo mundo. É importante que nós
saibamos reconhecer suas características, a fim de
que não sejamos enganados ou até mesmo desviados
da verdadeira fé cristã.
1)
As seitas subestimam o valor do Senhor Jesus ou
colocam-no numa posição secundária, tirando-lhe a
divindade e os atributos divinos como conseqüência.
2)
Crêem apenas em determinadas partes da Bíblia e
admitem como "inspirados" escritos de seus
fundadores ou de pessoas que repartem com eles boa
parte daquilo que crêem;
3)
Dizem ser os únicos certos;
4)
Usam de falsa interpretação das escrituras;
5)
Ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação,
muitas vezes, sob um conceito totalmente
naturalista;
6)
Costumam buscar suas presas em outras religiões,
conseguindo desencaminhar para o seu meio,
inclusive, muitos bons cristãos.
b.
CONHECENDO MAIS
Este
esboço básico lhe dará informações de como as
seitas trabalham e como evitá-las. Se você tem
alguém conhecido que está perdido numa seita, é
preciso orar e pedir ao Senhor que tire essa pessoa
de lá e lhe dê a perspicácia e as ferramentas
para ajudá-lo neste trabalho. Pode ser uma tarefa
longa e árdua, porque, definitivamente, este não
é um ministério fácil.
1)
O que é uma seita?
Geralmente é um grupo
não-ortodoxo, esotérico (do grego esoterikós,
que significa conhecimento secreto, ao alcance de
poucos). Podem ter uma devoção a uma pessoa,
objeto, ou a um conjunto de idéias novas. As seitas
costumam fazer uso das seguintes práticas:
a) Freqüentemente
isolacionistas
– para facilitar o controle dos membros
fisicamente, intelectualmente, financeiramente e
emocionalmente.
b) Freqüentemente
apocalípticas
- dão aos membros um enfoque no futuro e um propósito
filosófico para evitar o apocalipse.
c) Fornecem
uma nova filosofia e novos ensinos
– revelados pelo seu líder. 0
d) Fazem
doutrinação
- para evangelismo e reforço das convicções de
culto e seus padrões.
e) Privação
– quebrando a rotina do sono normal e privação
de comida, combinados com a doutrinação repetida
(condicionamento), para converter o candidato a
membro.
2)
Muitas seitas contém sistemas de convicção
"não-verificáveis".
a) Por exemplo, algumas
ensinam algo que não pode ser verificado:
(1) Uma nave espacial
que vem atrás de um cometa, para resgatar os
membros.
(2) Ou, Deus, um
extraterrestre ou anjo apareceram ao líder e lhe
deram uma revelação.
b) Os membros são anjos vindos de outro
mundo, etc.
(1) Freqüentemente, a
filosofia da seita só faz sentido se você adotar o
conjunto de valores e definições que ela ensina.
(2) Com este tipo de convicção, a verdade fica
inverificável, interiorizada, e facilmente
manipulada pelos sistemas filosóficos de seu(s)
inventor(es).
2.
O LÍDER DE UMA SEITA:
a. É freqüentemente carismático e considerado
muito especial por razões variadas:
1) O líder recebeu
revelação especial de Deus.
2) O líder reivindica
ser a encarnação de uma deidade, anjo, ou
mensageiro especial.
3) O líder reivindica
ser designado por Deus para uma missão
4) O líder reivindica
ter habilidades especiais
b.
O líder está quase sempre acima de repreensão e não
pode ser negado nem contradito.
3.
COMO SE COMPORTAM AS SEITAS?
a.
Normalmente buscam fazer boas obras, caso contrário
ninguém procuraria entrar para elas.
b.
Parecem boas moralmente e possuem um padrão de
ensino ético.
c.
Muitas vezes, quando usam a Bíblia em seus ensinos,
utilizam também "escrituras" ou livros
complementares.
1) A Bíblia, quando
usada, é sempre distorcida, com interpretações próprias,
que vão de encontro à filosofia da seita.
2) Muitas seitas
"recrutam" o Senhor Jesus como sendo um
deles, redefinindo-o adequadamente.
4.
ALGUMAS SEITAS PODEM VARIAR GRANDEMENTE...
a.
Do estético ao promíscuo.
b.
Do conhecimento esotérico aos ensinamentos muito
simples.
c.
Da riqueza e poder à pobreza e fraqueza.
5.
QUEM É VULNERÁVEL A ENTRAR PARA UMA SEITA?
a. Todas as pessoas são vulneráveis.
Rico, pobre, educado, não-educado, velho, jovem,
religioso, ateu, etc.
b. Perfil geral do membro em potencial de
uma seita (alguns ou todos os itens seguintes)
1. Desiludido com estabelecimentos religiosos
convencionais.
2. Intelectualmente confuso em relação a assuntos
religiosos e filosóficos
3. Às vezes desiludido com toda a sociedade
4. Tem uma necessidade por encorajamento e apoio
5. Emocionalmente carente
6. Necessidade de uma sensação de propósito, um
objetivo na vida.
7. Financeiramente necessitado
6.
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO
a. As
seitas encontram uma necessidade e a preenchem. As táticas
mais usadas são:
1.
"Bombardeio
de Amor – Love Bombing " – que é a
demonstração constante de afeto, através de
palavras e ações.
2.
Às vezes há
muito contato físico como abraços, tapinhas nas
costas, toques e apertos de mão.
3. Emprestam apoio emocional a alguém em
necessidade.
4. Ajuda de vários modos, onde for preciso.
1)
Desta
maneira, a pessoa fica em débito então com a seita
e procura de algum modo retribuir.
5. Elogios que fazem a pessoa pensar que é o centro
das atenções.
b. Muitas
seitas usam a influência da Bíblia ou mencionam
Jesus como sendo um deles; dando validade assim ao
seu sistema.
1. Escrituras distorcidas;
2. Usam versículos tirados da Bíblia fora do
contexto;
3. Então misturam os versículos mal interpretados
com a filosofia aberrante delas.
c. Envolvimento
gradual
1.
Alterando lentamente
o processo de pensamento e o sistema de convicção
da pessoa, através da repetição dos seus ensinos
(condicionamento).
1)
As pessoas normalmente aceitam as doutrinas de uma
seita um ponto de cada vez.
2)
Convicções novas são reforçadas por outros
membros da seita.
7.
POR QUE
ALGUÉM SEGUIRIA UMA SEITA?
a.
A seita satisfaz várias necessidades:
1. Psicológica
– Alguém pode ter uma personalidade fraca,
facilmente manipulável;
2. Emocional
–
A pessoa pode ter sofrido um trauma emocional
recente ou no passado;
3. Intelectual
– O membro tem perguntas que este grupo responde.
b. A seita dá a seus membros a aprovação,
aceitação, propósito e uma sensação de
pertencer a algum grupo.
c. A seita pode ser atraente por algumas razões.
Podem ser. . .
1.
Rigidez
moral e demonstração de pureza;
2.
Segurança
financeira;
3.
Promessas
de exaltação, redenção, "consciência mais
elevada" ou um conjunto de outras recompensas.
8.
COMO AS
PESSOAS SÃO MANTIDAS NA SEITA?
a. Dependência:
As pessoas querem freqüentemente
ficar porque a seita vai de encontro às suas
necessidades psicológicas, intelectuais e
espirituais.
b. Isolamento:
1. O contato com pessoas de fora do grupo é
reduzido e cada vez mais a vida do membro é construída
ao redor da seita.
2. Fica
muito mais fácil então controlar e moldar o
membro.
c. Reconstrução
cognitiva (Lavagem cerebral):
1.
Uma vez que
a pessoa é doutrinada, os processos de pensamento
deles/delas são reconstruídos para serem
consistentes com a seita e ser submisso a seus líderes.
2. Isto facilita o controle pelo(s) líder(es) da
seita.
d. Substituição:
1. A
Seita e os líderes ocupam freqüentemente o lugar
de pai, mãe, pastor, professor etc.
2. Freqüentemente
o membro assume as características de uma criança
dependente, que busca ganhar a aprovação do líder
ou do grupo.
e. Obrigação
O membro fica endividado emocionalmente com o grupo,
às vezes financeiramente, etc.
f. Culpabilidade
1. É dito para a pessoa que sair da seita é trair
o líder, Deus, o grupo, etc.
2. É dito também que deixar o grupo é rejeitar o
amor e a ajuda que o grupo deu.
g. Ameaça:
1. Ameaça de destruição por "Deus" por
desviar-se da verdade.
2. Às vezes ameaça física é usada, entretanto não
freqüentemente.
3. Ameaça de perder o apocalipse, ou ser julgado no
dia do julgamento, etc.
9.
COMO
PODEMOS TIRAR ALGUÉM DE UMA SEITA?
a. A melhor
coisa é não tentar um confronto direto no primeiro
encontro, o que pode assustar o membro e afastá-lo
de você.
b. Se você
é um Cristão, então interceda em oração pela
pessoa primeiro.
c. Para
tirar uma pessoa de uma seita é necessário tempo,
energia, e apoio.
d. Ensine a
verdade:
1. Dê-lhe a verdadeira substituição para o
sistema de convicção aberrante que ela aprendeu,
ou seja, o Evangelho da Graça de Jesus Cristo;
2. Mostre as inconsistências da filosofia do
grupo, à luz da Bíblia;
3. Estude a seita e aprenda sua história,
buscando pistas e informações.
e
e. Tente
afastá-lo fisicamente da seita por algum tempo,
para quebrar o laço de isolamento.
f. Dê o
apoio emocional de que ele precisa.
g. Alivie a
ameaça de que se ele deixar o grupo, estará
condenado ou em perigo.
h. Geralmente,
não ataque o líder do grupo, deixe isso para
depois. Freqüentemente o membro da seita tem
lealdade e respeito para com o fundador ou líder.
i.
Confronte outros membros da seita ao mesmo tempo,
somente quando for inevitável.
10.
APRENDENDO COM AS SEITAS
Ao
analisar crenças contrárias à Bíblia e nos
empenhar em defender a nossa fé acabamos por
descobrir falhas em nós mesmos que precisam ser
corrigidas, pois, tão grave quanto seguir crenças
erradas é "não viver o que pregamos", não
obedecer 'a Palavra de Deus!
VEJA:
Os muçulmanos oram cinco vezes por dia 'a Alah , prostrando-se a ponto de encostar a testa no chão.
Os muçulmanos oram cinco vezes por dia 'a Alah , prostrando-se a ponto de encostar a testa no chão.
- Quantas vezes oramos por dia ao nosso Deus Vivo?
Os budistas e outros religiosos orientais utilizam-se de meditação constantemente.
- Você tem meditado na Palavra de Deus de dia e de
noite como diz o Salmo 1, verso 2?
Os adeptos da seita Hare Krishna adoram cantar o mantra <Hare-Krishna>.
- O que você tem cantado? Você costuma louvar ao
Senhor com frequência ou fica ouvindo e cantando música
mundana? (Sl.100)
A Seicho-No-Ie espalha de tal forma suas "belas palavras" que se torna difícil encontrar alguém que nunca viu um calendário de parede com suas mensagens de "pensamento positivo".
- Você tem semeado a Palavra de Deus? Você tem
visto versículos bíblicos em paredes ou em calendários?
Os judeus e adventistas guardam o sábado enquanto outros cristãos defendem o domingo.
- Você tem dedicado 1 dia da semana para Deus?
Mórmons e Testemunhas de Jeová são vistos nas ruas entregando folhetos e batendo de porta-em-porta propagando seus ensinamentos.
- Você tem feito evangelismo? (Leia Mc 16.15)
A Maçonaria destaca-se pela fidelidade entre os membros uns aos outros. Quando algum deles precisa de ajuda é prontamente atendido por seu companheiro de crença.
- Você tem ajudado o seu irmão? (Mt 5.40-48)
Os espíritas são elogiados por seus feitos
assistenciais na área de caridade.
- Será que estamos agindo assim também? O que a Bíblia
diz sobre caridade? (Leia Tg. 1.27)
Católicos durante a missa mantem-se em silêncio enquanto o padre fala. Da mesma forma em um julgamento as pessoas silenciam-se enquanto fala o juíz.
- Será que nós, diante da presença do Senhor, por
uma questão de reverência, ficamos sem
conversas-de-lado durante o culto?
Católicos confessam seus pecados aos Padres.
- Nós confessamos os nossos pecados uns aos outros
conforme ensina Tg. 5.16?
Algumas pessoas crêem em Astrologia e não saem de casa sem antes ler o seu "horóscopo do dia".
- E
quanto a nós cristãos? Lemos a Bíblia, ao menos
um versículo antes de sair de casa? (Mt 4.4)
Esotéricos "comem" cada livro lançado no mercado editorial aumentando assim a quantidade e destaque deste gênero nas livrarias.
- Você tem o hábito de ler livros cristãos? De
comprar bons livros de Estudos Bíblicos?
Fonte:www.missoesurgente.net
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