sábado, 7 de janeiro de 2012

Deus tem uma palavra sobre o medo!

O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo." 
(Ralph Waldo Emerson)

O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. 
Habacuque 3:19


Por Irismar Oliveira
Sentir medo e ser controlado por ele é uma das piores sensações que eu acho, pois ele tem o poder de bloquear e nos deter em algumas situações que poderíamos fazer algo, mas não fazemos por medo. Não falo do medo que que ajuda a nos proteger de algo ruim que possa nos prejudicar, falo do medo  que é prejudicial, danoso que controla a pessoa que fica dominado por ele. O medo em alguns caso nos faz sentir encurralados e sem saída, ele tem o poder de limitar visão,  deixando a pessoa ver a penas a situação que está enfrentado. 

O que é o medo? O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente 

O que provoca o medo? O medo é provocado pelas reações físicas sendo iniciado com descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc. Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir. 

O que vem antes e depois do medo? A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade. 

Deus tem uma palavra para o Medo? 

Porque Deus não nos deu um espírito de timidez (de covardia, de covarde e servil e bajulador medo), mas [Ele nos deu um espírito] do poder e do amor e da mente calma e bem equilibrada e disciplina e auto- controle. -2 Timóteo 1:7 

Quero partilhar com vocês um comentário de Joyce Meyer sobre essa passagem que diz o seguinte: 

Nesta passagem da Escritura, Paulo estava incentivando Timóteo e dizendo: "Você pode sentir vontade de desistir, mas você tem tudo que você precisa para ter sucesso. O Espírito Santo dá-lhe a paz e o poder para enfrentar qualquer coisa. Você pode ser pressionado, mas sem medo!" 

Você pode não entender o que está acontecendo ao seu redor, mas você deve confiar em Deus em tudo isso. Você pode orar e pedir a Deus por respostas, mesmo quando o céu estiver em silêncio, você precisa continuar fazendo o que Deus lhe disse para fazer e apenas confiar Nele. 

Deus fará com que todas as peças trabalhem em conjunto para o Seu propósito, mesmo quando você não veja o amanhã claramente. Respostas de amanhã geralmente não vêm até amanhã.


Gosto de pensar numa criança que saiu para passear com seu pai e no meio do caminho apareceu um enorme cachorro que avança contra a criança, nessa hora o medo vem contra ela, então ela olha para o seu pai que a toma pelos braços e a coloca em seus ombros e aquele cachorro que antes era grande e ameaçador já não é mais, pois ela vai olhar ele de cima para baixo e ele não tem mais poder sobre sua vida. Quando confiamos no Senhor em meio ao medo a nossa visão é ampliada para ver por cima das dificuldades. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. Habacuque 3:19


Fonte: Vivendo pela palavrahttp://irismaroliveira.blogspot.com
Fonte do artigo sobre medo: http://pt.wikipedia.org
Fonte das imagens: http://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário