sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Aquiete-se!

calado
AQUIETAR: Ficar tranqüilo, acalmar-se
AQUIETE-SE! O SENHOR É DEUS
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.
Salmo 46. 10
A guerra e a destruição são inevitáveis, assim como a vitória final de Deus. Nesse dia, todos estarão quietos diante do Senhor Todo-poderoso. Sendo assim, devemos estar calmos, honrando reverentemente a Ele, ao seu poder e à sua majestade. Reserve diariamente um tempo para exaltar a Deus, ficando a sós com Ele.
AQUIETE-SE! PREVALEÇA A VONTADE DE DEUS
E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor!
Atos 21. 14 (arc)
Paulo sabia que seria preso em Jerusalém. Embora seus amigos tivessem pedido que não partisse de Cesaréia, o apóstolo sabia que deveria partir, porque esta era a vontade de Deus. Ninguém aprecia a dor, mas um discípulo fiel quer, acima de tudo, agradar a Deus. Nossa vontade de agradar-lhe deve superar nosso desejo de evitar o sofrimento e a dor. Quando realmente queremos fazer a vontade de Deus, devemos aceitar tudo o que vem com ela, mesmo a dor. Então poderemos falar como os companheiros de Paulo: “Faça-se a vontade do Senhor!” (beap)
AQUIETE-SE! DO SENHOR VEM O LIVRAMENTO
Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.
Êxodo 14. 13 (ara)
Este versículo brinda-nos com uma das mais admiráveis declarações do livro de Êxodo: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que hoje vos fará…” Em cada vida há momentos em que nada resolve, senão uma intervenção divina. Ocasionalmente, todas as pessoas atingem esse ponto quando falham os recursos pessoais e até mesmo os recursos de outras pessoas. Se quisermos crescer, usualmente somos forçados a fazer coisas por nós mesmos, de acordo com os recursos que tivermos desenvolvido, usando nossa razão e inteligência, nossa capacidade de planejar e nossas energias. No mais das vezes, entretanto, o próprio “eu” fala, e os recursos humanos são inadequados. E é então que ocorre a intervenção divina. (ati)
AQUIETE-SE NOS BRAÇOS DO SENHOR
SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. – Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
Salmos 131. 1 e 2 (ara)
O poeta já não se sentia transtornado pelo tumulto interior. Ele se reconciliou consigo mesmo e, assim, experimentou a paz em sua alma (v. 2; veja Sl. 120. 1-2, nota). O salmista usou uma metáfora facilmente entendida pelas mães para descrever sua recém-encontrada serenidade. A criança desmamada (heb. gamul) já não luta pelo leite quando está nos braços da mãe, mas isso também é verdade quando o bebê está satisfeito depois de amamentado. A ilustração indica como é o estado de contentamento experimentado em qualquer idade pelos que descansam em Deus. O salmista admoestou Israel a confiar no Senhor, não em si mesmo. Só assim o povo de Deus conheceria verdadeira serenidade, segurança e contentamento. (bem)
OS ÍMPIOS NÃO PODEM SE AQUIETAR
Mas os ímpios são como o mar bravo que se não pode aquietar e cujas águas lançam de si lama e lodo. – Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz.
Isaías 57. 20 e 21 (arc)
Lama e lodo. Temos aqui uma menção aos pecados e às degradações dos ímpios que os fazem jamais ter descanso. (ati)
Deus estruturou de tal modo a consciência humana, que nunca haverá verdadeira paz – nem interna, nem externa – para quem vive no pecado. Enquanto alguém vive na impiedade, sua consciência será como um mar tempestuoso, agitado e cheio de lama e lodo (v. 20). Deus não lhe dá paz, mas por outro lado deseja que se arrependa e seja salvo. (bep)
AQUIETE-SE! OUÇA A SABEDORIA
Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal.
Provérbios 1. 33 (ara)
Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. I Coríntios 1. 24 (ara)
Os escolhidos de Deus, experimentam e confessam que é do Redentor crucificado que se origina o poder divino, o poder da vida e da paz celestiais, bem como um poder renovador, santificador, beatífico, como não poderia ser encontrado em coisa alguma pertencente à criatura. Esses escolhidos reconhecem que em Cristo é que existe a sabedoria divina, capaz de solucionar os problemas mais difíceis, os problemas de iluminar as trevas que impediam os homens de perceberem os caminhos de Deus, de cumprir os mais nobres propósitos de Deus. (Kling, in loc.) – (nti)
AQUIETE-SE! VOCÊ ESTARÁ EM MORADAS SEGURAS
O meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras e em lugares quietos e tranqüilos.
Isaías 32. 18 (ara)
Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. – Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.
João 14. 1 e 2 (ara)
Neste texto, Jesus nos fala sobre uma PAZ, um LUGAR e uma PROMESSA. Ele começa com uma insistência confortante: não esteja em dificuldades; esteja em paz. Nossa paz baseia-se em nossa fé em Deus e em Cristo. Sabemos que Ele é digno de confiança e que nos dá uma base de paz sobre a qual devemos construir nossa vida. Depois, Jesus fala sobre um lugar. Ele prometeu preparar-nos um lugar onde teremos companheirismo eterno com Ele. Por fim, temos sua promessa pessoal de que Ele está retornando por nós. Pense nisso! Sua assinatura pessoal é nossa própria salvação; como nós o recebemos, Ele está vindo para nos receber. Nós aguardamos ansiosos por esse dia, preparando-nos, pois “qualquer que nEle tem esta esperança purifica-se a si mesmo” (I João 3.3). (BEP)
São Paulo, 18 de agosto de 2004
Pr.João da Cruz Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário