quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Discurso de pastor presbiteriano emociona igrejas da África PDF Imprimir E-mail
  
Fonte: Site ALC

Cidade do Cabo, África do Sul - A mensagem do pastor Mzukisi Faleni ecoou forte no templo da Igreja Presbiteriana de Guguletu, na Cidade do Cabo, onde estiverem reunidos na manhã da última quarta-feira(8), delegados e delegadas que participam do congresso da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC, a sigla em inglês), na Cidade do Cabo.
O pastor disse em alto e bom som: "A pobreza é pior que o apartheid. Que sermão podemos pregar ao desempregado, ou àquele que foi para a cama a noite anterior sem jantar, ou então ao pai que não tem condições para sustentar a sua família? Como falar de dignidade nesta situação? Os direitos humanos não são comestíveis. Precisamos de alimento em nossas mesas".
Nos anos 70 do século passado, com o surgimento da luta contra o apartheid, Guguletu converteu-se em foco de resistência, num período em que a presença da polícia era sinônimo de repressão.
Em 1976, estudantes protagonizaram manifestações para protestar contra o uso do Afrikáner como idioma principal nas escolas. Mais tarde veio o pior: em março de 1986, sete jovens militantes foram emboscados e assassinados pela polícia na principal rua do município.
Sobre essa luta e sobre esses mártires a irmão Koleka Rhombela fala com voz pausada. Ao longo de sua vida destacam-se os galardões de organizadora e líder comunitária. É ela quem surpreende os visitantes com uma confissão angustiante: "não sabemos aonde vamos. Só Deus sabe". Uma confissão que expressa a perplexidade de muitos daqui a respeito do rumo da "nação do arco-íris", como a qualificou Nelson Mandela em seu discurso inaugural.
O conjuntural é a crise no seio do Congresso Nacional Africano, que poderia desembocar numa cisão do partido dirigente e majoritário. Mas o mais importante é a deterioração das condições materiais de vida, os alarmantes dados do desemprego, a sempre crescente disparidade na distribuição da riqueza e a pobreza extrema que assola 20 milhões de pessoas.
Frente a essa realidade, disse o pastor Faleni, "nossa tarefa como igreja é fortalecer a fé das pessoas para que não percam a esperança. Mas se vencemos o apartheid, também venceremos a pobreza. O amanhã será diferente", ressaltou convicto.
Fotos do Congresso em: www.flickr.com/photos/wacccongress2008
Vídeos do Congresso em: www.youtube.com/user/WACCglobal

Nenhum comentário:

Postar um comentário