quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O que é IPB
 

  No ano (2009) a Igreja Presbiteriana do Brasil completou 150 anos em solo brasileiro. Ela é a Associada Vitalícia da nossa Universidade. Na ocasião, é proveitoso lembrar em rápidas palavras o que é a IPB.



A IPB é uma federação de Igrejas locais, que adota como única regra de fé e prática as Escrituras Sagradas do Velho e Novo Testamento e como sistema expositivo de doutrina e prática a sua Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve. A IPB compartilha com as demais igrejas as doutrinas que caracterizam os evangélicos e se distingue delas nos pontos a seguir.



1) É uma Igreja presbiteriana, isto é, seu sistema de governo é baseado em concílios que se relacionam hierarquicamente entre si e que são compostos por presbíteros e pastores, homens cristãos qualificados que são eleitos por suas igrejas locais e concílios regionais como representantes aos concílios maiores.



2) É uma igreja calvinista, que adota os chamados “Cinco Pontos do Calvinismo” sobre a salvação do pecador. Estes pontos não foram elaborados por João Calvino, mas por seguidores dele e são estes:



a) Depravação Total – por causa de seu estado de pecado, culpa e corrupção, o ser humano é espiritualmente cego, surdo, mudo, impotente, e morto em seu pecado, insensível à graça de Deus. Se Deus não tomar a iniciativa, infundindo-lhe a fé salvadora, e fazendo-o ressuscitar espiritualmente, o homem natural continuará morto eternamente. Se deixado à sua escolha, o ser humano é incapaz, por si, de escolher a Deus e de ter fé salvadora em Cristo.



b) Eleição Incondicional – Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, nem homens nem anjos decaídos. Resolveu soberanamente salvar alguns seres humanos e torná-los filhos adotivos quando eram filhos das trevas, e deixou as demais entregues às suas próprias paixões pecaminosas. A salvação é efetuada totalmente por Deus. A fé, como a salvação, é dom de Deus ao homem, não do homem a Deus.



c) Expiação Limitada ou Eficaz – Cristo morreu na cruz para redimir Seu povo, não para tentar redimi-lo. Ele morreu pelo mundo apenas no sentido de que sua morte seria suficiente para salvar toda a humanidade. Ele morreu eficazmente somente pelos eleitos. Assim, embora ele tenha aberto a porta da salvação para todos, só os eleitos querem entrar, e efetivamente entram.



d) Graça Irresistível – Embora os homens possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível: acaba convencendo o pecador eleito de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova vida, e santificando-o.



e) Perseverança dos Salvos – Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente.



3) É uma igreja reformada, que adota os chamados cinco pilares da Reforma protestante do século 16, normalmente identificados por palavras latinas, não tão difíceis de compreender: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide e Solus Christus:



a) Sola Scriptura, significando que somente as Escrituras providenciam a fonte do nosso conhecimento religioso, das coisas espirituais cujo conhecimento é essencial à compreensão da vida.



b) Sola Gratia, significando que somente a Graça de Deus é a origem da nossa salvação, conforme já indicamos acima.



c) Sola Fide, significando que somente a Fé é o meio pelo qual nos apropriamos da salvação efetivada por Cristo Jesus para o seu povo. Se a iniciativa da salvação é a graça de Deus, a Fé representa a resposta a essa iniciativa.



d) Solus Christus, significando que somente Cristo é à base da nossa salvação. Somos salvos somente pelos méritos e pelo sacrifício de Cristo e não com base em qualquer outra situação ou ação humana.



e) Soli Deo Gloria – Glória a Deus somente, significando o propósito da existência de nossas pessoas e de tudo o que temos ao nosso redor. Deus fez todas as coisas para sua própria glória e nos enquadramos em nossa finalidade e encontramos a felicidade quando abraçamos esse ensino em nossas vidas.



4) É uma igreja evangelizadora, que tem por fim prestar culto a Deus, em espírito e verdade, pregar o Evangelho, batizar os conversos, seus filhos e menores sob sua guarda e ensinar-lhes a guardar a doutrina e prática das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. A IPB tem cerca de 800 mil membros, quatro mil pastores e 3.500 igrejas, e tem sob sua jurisdição centenas de escolas e a Universidade Presbiteriana Mackenzie com 45 mil alunos. Em 2009 a IPB comemora 150 anos de presença em solo brasileiro e os 500 anos do aniversário de João Calvino, líder da Reforma protestante do século XVI, cuja visão teológica orienta a IPB.



Augustus Nicodemus Lopes
Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie
www.mackenzie.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário