terça-feira, 17 de abril de 2012

GRITARIA NAS IGREJAS


GRITARIA NAS IGREJAS


O QUE DIZ A BÍBLIA


Em quase todos os cultos ocorrem muita gritaria. Tem gente que grita tanto, que muitas vezes não conseguimos entender diversos trechos das pregações.
Tal comportamento sai dos ensinamentos da santa palavra de Deus, pois na carta do Apóstolo Paulo  aos Efésios, ele diz que não devemos entristecer o Espírito Santo de Deus, no qual fomos selados para o dia da redenção.
Há igrejas que excedem os limites do bom senso com tanta gritaria. Nos cultos de ruas não tem sido diferente.
Vários casos foram registrados, em lugares diferentes, de igrejas serem fechadas por decisão judicial devido à prática de tal comportamento.
Em muitas oportunidades não se consegue nem entender o que o pregador está falando, pois a maioria só sabe gritar.
Alguns pregadores gritam descontroladamente, e os seus ouvintes gritam mais alto. É uma verdadeira desordem!
Muitos pregadores aos berros arrastam a voz, acelerando-a feitos uma metralhadora. Parecem até um cão grunindo. É assustador! 
 Pregando, o homem grita!
Orando, o homem grita!
Ouvindo, o homem grita!
O que a  Bíblia nos ensina sobre esta prática?
Deus se agrada de gritos?
O Espírito Santo gosta de gritos?
Examinemos as Escrituras, pois assim nos mandou Jesus, conforme está escrito em João, capítulo 5, versículo 39: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.”
Como será a voz de Deus?
A voz de Deus é mansa e delicada, pois assim Ele falou com o profeta Elias, no monte Horebe, conforme está escrito em 1 Reis, capítulo 19, versículo 12.
 Eis, portanto, a voz de Deus!
 Jesus diz que é manso e humilde de coração
Conforme está escrito em Mateus 11:28-30 , Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
 “...manso e humilde...”. Quem é manso, não grita! Quem         é humilde, não grita!
O Espírito Santo não se agrada com gritos.
Em Efésios, capítulo 4, versículos 30-31, estão escrito: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia seja tirada de entre vós.”
Muitos, porém, preferem continuar gritando, sendo, portanto, desobediente à Palavra de Deus.
Jesus nos ensina a orar sem gritos.
Diz Jesus em Mateus, capítulo 6, versículo 6: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai que vê secretamente, te recompensará.”
Todavia, não é isto que se vê na nave das igrejas. A maioria ora gritando, e Deus não atender oração aos gritos.
Como Deus atendeu à oração de Ana?
Ana, que era estéril, em silêncio orou ao Senhor pedindo um filho; ela só mexia os lábios; e Deus, que é misericordioso, concedeu a Ana o primeiro filho de nome Samuel. Este, porém, Deus o consagrou profeta. Além de Samuel, Ana teve outros filhos, conforme diz 1 Samuel, capítulo 2, versículo 21: “Visitou, pois, o SENHOR a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.”
Veremos a seguir várias passagens bíblicas, que contestam o comportamento dos autores das gritarias.
1 Pedro 2:17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.
Pergunta: Honra-se a Deus, com gritaria?
Hebreus 12:28 Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade;
Pergunta: Gritaria é servir a Deus agradavelmente? Reverência é gritaria? Claro que não!
O dicionário da língua portuguesa dar o significado destas duas palavras:  
Agradavelmente, quer dizer: Modo agradável.
Com reverência, quer dizer: Respeito temente.
I CORÍNTIOS 14:40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Continuando consultando o dicionário, ele diz:
Decentemente, quer dizer: De modo decente.
Com ordem, quer dizer: Modo conveniente de se portar ou proceder.
Pergunta: Gritaria é modo decente? É respeito? 
Gálatas 5.16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.
Andar pelo Espírito é seguir o comportamento do Espírito Santo, portanto, ter o fruto do Espírito, que está escrito em Gálatas, capítulo 5, versículo 22, que diz: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”
O dicionário nos explica:
Caridade, quer dizer: Boa disposição do ânimo para com todas as criaturas. Pena que se sente pelos sofrimentos alheios.
Gozo, quer dizer: Prazer; fruição. Posse.
Paz, que dizer: Quietação de ânimo. Boa harmonia.
Pergunta:
- Gritar é quietação de ânimo?
- Gritar é boa harmonia?
Longanimidade, quer dizer: Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas.
Benignidade, quer dizer: Qualidade do que é benigno.
Bondade, quer dizer: Disposição natural que nos leva a fazer bem e nunca mal. Boa índole. Brandura, benevolência.
Mansidão. Qualidade de manso. Brandura de gênio. Gênio. Quietação.
Temperança, quer dizer:  Sobriedade no comer e no beber. Moderação. Modéstia.
I Tessalonicenses 5.19 Não extingais o Espírito;
A Bíblia registra alguns momentos de gritaria?  Veremos, a saber:
A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém
Lucas 19: 36-40 E, indo ele, estendiam no caminho os seus vestidos. E, quando já chegava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as maravilhas que tinha visto, Dizendo: Bem-dito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. E disseram-lhe de entre a multidão alguns dos fariseus: Mestre repreende os teus discípulos. E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão.  
“...as próprias pedras clamarão”
Mas..., teria como não gritar? Ali estava O filho  de Deus; o Príncipe da paz, o Deus forte, montado num jumento  sem sela.  Toda exaltação em alta voz seria pouco! Havia razão! Milhões de razões!
O profeta Jonas gritou do ventre da baleia.
É lógico... Quem não gritaria estando há dias no ventre de um grande peixe. Jonas estava desesperado! (livro do profeta Jonas, capítulo 1. versículos2, 3,15,17)  
Desesperado, Jonas orou e gritou por Deus, pois diz um dos textos bíblicos:
"E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz."
Daí grita quem está desesperado, quem não tem esperança e não encontra uma saída; ou quem vê grandes milagres, como no tempo de Jesus, de Pedro, de João, de Paulo, de Estevão, de Felipe e muitos outros homens santos, que, guiados pelo Espírito Santo, só serviam ao Senhor Jesus.
Se o Meu Deus vem a mim e não grita, porque terei que gritar para falar com o Todo-Poderoso - o Meu Pai Celestial? Que filho rebelde sou eu?
Isto é crescimento carnal, em nada espiritual!

Fonte: ribeirorochajulio.no.comunidades.net

4 comentários:

  1. Efésios 4:31
    Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

    Gritaria é biblicamente proibida e assim ficar falando Gritando no culto na Igreja Não é certo.

    ResponderExcluir
  2. invocar
    chamar em auxílio, pedir a proteção de; suplicar.

    suplicar
    pedir de maneira humilde e intensa; implorar, rogar.

    rogar
    pedir com insistência e humildade; suplicar, implorar, instar.
    solicitar com empenho; exortar, insistir.

    clamar
    dizer em alta voz; gritar, bradar, exclamar, protestar com veemência; reclamar, vociferar.


    Salmos Cap. 50.
    15 E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

    Salmos Cap. 18.
    6 Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.

    Jeremias Cap. 29.
    12 Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

    Salmos Cap. 55.
    16 Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará.

    Salmos Cap. 34.
    17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve e os livra de todas as suas angústias.

    II Samuel Cap. 22.
    7 Estando em angústia, invoquei ao Senhor e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.

    Êxodo Cap. 3.
    7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.

    Jonas Cap. 2.
    2 E disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

    II Crônicas Cap. 6.
    19 Atende, pois, à oração do teu servo e à sua súplica, ó Senhor, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo faz perante ti.

    Jó Cap. 34.
    28 para fazer que o clamor do pobre subisse até ele, e que ouvisse o clamor dos aflitos.

    Salmos Cap. 17.
    1 Ouve, Senhor, a justiça e atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.

    Salmos Cap. 88.
    2 Chegue a minha oração perante a tua face, inclina os teus ouvidos ao meu clamor.

    Salmos Cap. 61.
    1 Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.

    Salmos Cap. 142.
    6 Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.

    Salmos Cap. 30.
    2 Senhor, meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste.

    Salmos Cap. 31.
    22 Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.

    Provérbios Cap. 21.
    13 O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo passagens do VELHO testamento. Período dos holocaustos, das guerras em nome de Deus e também quando Ele era chamado de Deus dos EXÉRCITOS. Os gregos também possuíam um deus da GUERRA que é o mesmo que EXÉRCITO...ou exército serve para outro fim que não seja derramamento de sangue....🤔

      Excluir
  3. Houve muita contradição nessa explicação,eu entendo por ordem e descendência,quando há entre o povo gritaria desnecessária,mais imagine seu filho morto ou alguém que amamos,e nos dias atuais Deus tomar alguém pelo seu Espírito para o ressuscitar é perigoso,os que si dizem teólogos matar o tal,dias virão sobre a terra que muitos si calarão por as obras que Deus fez,mais gritarão de desespero pelo o socorro que outrora fora tão desprezado,a forma de Deus trabalhar não há limite,querendo ele operar quem impedirá??

    ResponderExcluir