quarta-feira, 14 de março de 2012

Estudo Bíblico
 Farisaísmo evangélico; uma abordagem dos usos e costumes no meio evangélico.


VI-  O ensino errado sobre o uso de calça comprida pelas mulheres
É triste presenciar pessoas, muitas vezes até mesmo pastores, que por causa de costumes, “detonam” as almas. Igualmente triste é ter que dispor de precioso tempo para combater este tipo de pensamento; mas não digo perda de tempo, pois muitos são aqueles que têm se abatido por causa disso e outros vivem uma vida triste e oprimida devido a costumes e tradições humanas, fazendo-se necessário refutá-los. Infelizmente temos que combater heresias de fora e, enquanto lutamos pela Verdade, alguns de dentro vêm com este tipo de coisa.
No que se refere à proibição do uso de calça comprida pelas mulheres, a suposta base está apenas em um versículo da Bíblia.
Vamos começar abrindo a Palavra de Deus no texto predileto daqueles que afirmam que as mulheres não podem usar calça comprida.
Vejamos: Dt 22.5 “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar a mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor teu Deus.”.
Este texto tem sido motivo de muitos absurdos.
Analisando este texto, verificamos que ele não pode servir de base para afirmar que as mulheres não podem usar calça comprida, pois:
  1. Não afirma que a mulher não pode usar calça comprida ou qualquer tipo de roupa, haja vista não especificar o que é roupa de homem ou de mulher;
  2. Não afirma que a mulher deve usar somente saia pelo mesmo motivo acima;
É surpreendente como as pessoas conseguem enxergar calças e saias neste pequeno versículo!
O que a Bíblia determina como roupa de homem ou de mulher? Absolutamente nada! Sabe o por quê? Pelo simples fato de tratar-se de um costume que varia com o tempo, com a sociedade, com a cultura, etc...
No oriente médio os homens usam vestidos, na Escócia usam saias, e em nossa sociedade ocidental, em pleno ano de 2006, a calça comprida não é exclusividade de homens! Deus é um Deus sábio!
Continuando a nossa reflexão:
  1. Existem calças com modelos próprios para homens e outras com modelos próprios para mulheres.
Você; meu irmão, membro ou pastor de uma igreja zelosa pelos costumes, usaria uma calça comprida de laycra cor-de-rosa? Por que não? Há! Porque é de mulher!
As calças de mulher possuem detalhes diferentes, tais como: Posição do fecho, altura, formatos diferentes, cores diferentes, etc...
  1. Considerando-se as regras básicas de hermenêutica (ciência da interpretação bíblica), um ponto fundamental é que texto fora de contexto é pretexto para heresia, além do que, não podemos criar uma doutrina baseada apenas em um versículo bíblico; logo...
D.1) - Analisando o contexto histórico externo: Percebemos que o texto faz parte do livro de Deuteronômio que foi escrito em uma época, cuja sociedade tinha o costume de, tanto homens como mulheres, usarem vestidos. A diferença estava apenas em detalhes dos vestidos, como, por exemplo, cores. O mesmo acontece com as calças hoje. Não existia calça ou saia quando o texto foi escrito! Moisés estava provavelmente usando um vestido quando escreveu este versículo!
D.2)-  Analisando o contexto interno; o livro faz parte do Pentateuco (lei), e isso nos leva ao seguinte detalhe: Aquele que quer cumprir a lei, deve cumprir toda a lei. A lei não foi feita para ser obedecida apenas em algumas partes. Embora todo cerimonial apontasse para Cristo, se encararmos o versículo em pauta como um costume a ser seguido (ainda que não exista nele calça ou saia), devemos então seguir a todos os cerimoniais e regras da lei. Se obedecermos a um costume; por que então as mulheres nas suas “regras” podem participar dos cultos se a mesma lei proibia isto com relação ao templo, porquanto a mulher nos seus dias era considerada imunda?
Amados, além de tudo o que foi dito até o momento, percebemos um certo toque de preconceito em relação ao sexo feminino, pois os costumes geralmente afetam principalmente as mulheres; tal como na época de Cristo, o fardo mais pesado dos fariseus vinha sobre as mulheres.
VI.1) – O verdadeiro sentido de Dt 22 .5
De posse de todas as informações anteriormente descritas, o que será afinal que Deus deseja ensinar em Dt 22.5? Que utilidade existe para cada um de nós em nossos dias?
Vamos olhar a Bíblia em todo o seu conjunto e responderemos a seguinte pergunta: O que era abominável para o Senhor?
Vemos nas listas de abominações figurar, dentre outras, o homossexualismo (masculino e feminino) Lv 18.22. A Bíblia afirma que os efeminados não entrarão no Reino de Deus (I Co 6.9,10). Deus abomina o homem que se porta como mulher e vice-versa.
O importante no texto em questão não é a roupa em si; a ênfase não está na roupa, mas sim no homem querer se passar por mulher, portar-se como mulher, vestir-se como mulher, agir como mulher e vice-versa, logo, o texto condena o homossexualismo masculino e feminino.
Seguindo o nosso raciocínio, temos então...
A ênfase do texto esta na abominável prática do homossexualismo! Homem é homem e mulher é mulher!
A questão não é saia ou calça, mas sim o homem andar como mulher e a mulher como homem! Irmãos, na Bíblia muitas vezes Deus usa de coisas palpáveis para nos transmitir ensinos espirituais; no caso estudado, o Senhor usa das vestes para expressar o seu ensino sobre o homossexualismo.
Na Bíblia a Palavra veste, pode ser usada para ensinar e expressar muitas coisas. No Sl 109. 17-20, por exemplo, vestir-se de maldição certamente não é colocar uma fantasia de maldição comprada em uma loja, mas sim desejar o mal. O ensino é que a maldição somente existe para quem está debaixo do pecado; para aquele que deseja o mal!
VI.2) Conclusão:
“Passeando” por toda Bíblia, não encontramos texto algum que diga, ou ao menos sugira, que a mulher não possa usar calça comprida; muito menos o texto de Deuteronômio 22. 5 está dizendo isso. Encontrar calça ou saia neste texto é muita imaginação e produto da mente carnal de legalistas, cheia de tradições humanas.
Aprendemos ainda que, pelos contextos interno e externo que envolve o livro, a passagem citada não fala sobre costume algum. Ao analisarmos a passagem, verificamos que o verdadeiro ensino do texto em pauta é a condenação à prática homossexual.
Muito dano tem causado estas distorções ao longo dos anos e somente o Senhor sabe o quanto a Igreja perdeu por causa destas besteiras.
Quantas irmãs foram humilhadas por causa de um jugo pesadíssimo que lhes impuseram? Quantas irmãs perderam o emprego pelo simples fato de ser exigido o uso de calça comprida no trabalho? Quantas famílias foram divididas por causa do farisaísmo? Quantos irmãos e irmãs vivem a vida cristã carregando um fardo por causa do capricho e da hipocrisia de alguns? Poderia citar vários casos...
Por que não se ensina o que o texto realmente quer dizer? Ao invés de se pregar sobre o homossexualismo, se gasta tempo precioso para falar na igreja sobre calça, cabelo, perfume, etc...
Meus amados; quando uma pessoa diz: “Agora já estão mudando; já permitem algumas coisinhas, tais como um batonzinho leve; aparar as pontas do cabelo; usar um brinquinho pequeno, etc... Fico extremamente espantado! Quer dizer então que agora é certo? Não é mais do Diabo? E antes? Era? E as almas que morreram tristes e oprimidas por causa disso? Por que usar em casa o que não se pode usar na rua? Por que usar no trabalho? Por que vender na minha loja aquilo que minha mulher não pode usar? Chega de hipocrisia e de incoerência!
Cuidado; pois o farisaísmo leva a uma vida de mentiras!

Fonte:  www.igrejasementedavida.com.br

2 comentários:

  1. Hoje vejo adolescentes e jovens ministrando de bermuda no altar. Está de acordo com as Escrituras isso? Uma vez que escandaliza alguns...

    ResponderExcluir
  2. A Assembleia de Deus em Pernambucano
    Pribem mulheres usar Calça comprida
    Para trabalhar e não deixam participar de grupo mussical seja ele membros.

    ResponderExcluir