Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem (João 10:9)
A palavra de Deus nos diz que, em meio a grande multidão de
seres humanos, existe um povo especial ! um povo escolhido por Deus da raça
comum antes que as estrelas começassem a brilhar; um povo caro ao coração de
Deus antes da fundação do mundo; um povo que foi redimido pelo precioso pelo
sangue de Jesus além e acima da humanidade; um povo que é a propriedade de Cristo,
o rebanho do seu pasto, as ovelhas que comem da sua mão; um povo de quem a
Providência cuida, abrindo um caminho para eles em meio ao emaranhado confuso
da vida; um povo que no fim será trazido, um por um, sem mácula diante do trono
eterno e preparado para o destino excelso que Deus vai revelar no futuro. Em
toda a escritura você lê sobre este povo peculiar e especial. Às vezes ele é
chamado de !semente?, outras vezes de !jardim?, !tesouro? e !rebanho?, como no
capítulo que lemos. O nome comum no novo testamento para ele é !igreja?, !A
igreja de Deus, a qual Ele comprou com seu próprio sangue?. !Cristo amou a
igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a
purificado por meio da lavagem da água pela palavra?.
A grande questão é: como conseguir ser admitido nessa
igreja? Onde encontrar essa comunidade? Quem são seus membros? Qual é o caminho
para tornar-se participante dos privilégios que ela tem? Jesus Cristo nos diz
duas coisas aqui: como entrar na igreja ! o caminho é através Dele, que é a
porta. Segundo, que benefícios recebemos por sermos membros da igreja de Cristo
? seremos salvos, entraremos e sairemos e encontraremos pastagem.
I. Como alguém pode tornar membro desta igreja que é eleita? Redimida e
será salva? A afirmação de Jesus dá uma resposta simples e curta a esta
pergunta.
Cristo nos diz que a única maneira de entrar na igreja é
através dele mesmo. Ele é a porta, a única porta. Não há nenhum outro modo de
admissão em sua igreja a não ser por ele. Que fique entendido, então, de uma
vez por todas, que não podemos entrar na igreja de Cristo pelo batismo. Há
dezenas de milhares, na verdade milhões que foram batizados depois de uma
programação especial, isto é, que foram aspergidos ou imergidos, sem nunca
terem sido admitidos na igreja de Cristo. Por causa da ordenança que lhes foram
ministradas, com seu consentimento ou muitas vezes sem ele, algumas pessoas os
reconhecem como cristãos. Mas deixe-me dizer-lhes que, se não vieram a Cristo
por uma fé genuína, eles não são melhores que pagãos batizados; ainda são
pagãos aspergidos. Você pode manter alguém debaixo de um chuveiro para sempre
sem com isso fazê-lo !membro de Cristo?; você pode arrastá-lo para o fundo do
oceano Atlântico e, se sobreviver a imersão, ele ainda não será um !til?
melhor. A porta não é o batismo, mas Cristo. Se você Crê em Cristo, você é
membro da sua igreja. Se você colocou sua confiança sobre Cristo que é o grande
meio de salvação de Deus, então você tem evidências de que foi escolhido por
Ele antes da fundação do mundo, e esta sua fé o habilita para todos os
privilégios que Deus prometeu aos crentes em sua palavra.
Se Cristo é a porta, conclui-se que ninguém entra na igreja
por meio de nascença. A associação dos amigos tem sido uma das comunidades, mais
frutíferas no mundo, e conservou um bom testemunho nas questões mais
importantes por muitos anos, mas me parece que o grande mal que há nela, que
lhe causou muitos danos, é a admissão de membros por direito de nascimento. Não
recebem eles em sua comunhão os filhos dos seus membros, como se fossem elas
pessoas certas para serem recebidas na igreja visível? Meus irmãos, é um grande
privilégio ter os pais cristãos. Isso pode ser uma grande vantagem, se você
fizer uso correto dela. Há nisso uma grande responsabilidade e, se você fizer mau
uso dela, em vez de ser uma bênção para você pode ser uma maldição temível.
Você pode ser um elo de uma grande linhagem de santos; !se você não nascer de
novo, não pode ver o reino de Deus?. O exemplo mais consagrado, a formação mais
espiritual não pode garantir a conversão e, sem conversão, você pode apostar
nisso, você não pode ser de Cristo. !Se não vos converterdes e não vos
tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus?. Por não
praticarmos o batismo de crianças, não caímos tão facilmente neste erro como
outras denominações, mas é necessário dizer também aqui que você não tem
direito aos privilégios do evangelho devido aos seus pais e mães. Vocês mesmos
precisam ter nascido de novo. Vocês não tem direito à aliança da graça, nem as
bênçãos das promessas, se não vier à Cristo por sua fé pessoal e individual.
Nem seu pai ou sua mãe podem ser a porta para a igreja de Cristo, só o próprio
Cristo. Ele disse: !Eu sou a porta?. Se você tem Cristo, você está em sua
igreja. Se você se prender à Cristo, você será membro dessa comunidade, dos
seus eleitos e redimidos. Nunca por batismo ou por direito de nascença.
Além disso, como Cristo é a porta, é evidente que ninguém se torna
membro da igreja de Cristo simplesmente dizendo que é. Ele pode acabar se
revelando um hipócrita detestável, mas não pode se revelar um cristão genuíno
por mera confissão de fé. Ninguém fica rico neste mundo esbanjando dinheiro ou
dizendo que é abastado. É preciso guardar bem as escrituras das propriedades e
guardar o dinheiro num cofre, senão todo o faz de conta não esconde a pobreza.
Você não pode tornar-se cristão vindo à frente e pedindo para ser admitido na
igreja, declarando que crê e jurando que se arrepende. Não, você precisa se
arrepender de verdade, ou não terá parte nem porção nesta questão. Simplesmente
dizer: !Sim, sim estou disposto a afirmar isto, concordo em dizer aquilo? faz
de você um cristão quanto dizer que um algodão é seda transforma o algodão
nisso, ou fazer ouro de lama mudando o nome desta. Tome cuidado com afirmações falsas
porque elas trazem duas conseqüências perigosas. A pessoa que não está debaixo
da graça está em perigo, mas aquela que afirma tê-la quando não a tem está
duplamente em perigo, porque é menos provável que seja despertado, e está
fazendo de sua conversão um travesseiro para sua cabeça perversa e adormecida,
no qual ele descerá dormindo para o inferno.
Depois, e talvez isto chegue mais ainda ao ponto, ninguém se
torna
parte do povo do Senhor ou uma das ovelhas de Cristo por ser admitido em
uma
igreja visível. Não deve tentar entrar em uma igreja visível quem não
faz parte
da igreja verdadeira. Ele não tem o direito de juntar-se à organização
externa
se não se agregou primeiro à organização secreta, através de uma fé viva
em cristo. Quem dá a volta pela porta e pula o muro, entrando na igreja
exterior sem ser crente
em Cristo, longe de ser salvo, Cristo vai dizer-lhe: !Você é ladrão e
salteador,
porque você subiu por outro lugar, sem passar pela porta?. Eu creio que
agimos
corretamente ao submetermos a admissão de membros à voz de toda a
igreja; creio
que agimos certo ao examinarmos os candidatos, para ver se é possível
crer em
sua profissão de fé e se sabem o que estão fazendo. Porém nossa
avaliação ! ela
não é mais profunda que a pele. Não podemos sondar o coração, e o melhor
juízo
de muitos homens cristãos, por mais honestos e merecedores de grande
respeito
que sejam, é uma base muito pobre para alguém se apoiar. Se você não tem
Cristo, seus certificados da igreja são papéis para o lixo e sua
associação com
quaisquer pessoas, por mais puras e apostólicas que possam ser, é só um
nome
pelo qual viver enquanto você está morto, porque a única maneira de
entrar na
igreja real, vital, viva de Cristo é voltando-se para Cristo que, ele
mesmo, é
a porta.
O português claro desta metáfora, então, diz exatamente isto: para ser
do povo de Deus, o essencial é a dependência simples de Jesus Cristo. Se você
não tem isto ! não importa quem o batiza, ou lhe dá o pão e o vinho consagrado,
ou quem emociona você com uma esperança de salvação pela qual não há garantia !
você morrerá em seus pecados, apesar de todos os seus sacramentos, se não vier a
Cristo. Nenhum outro meio de admissão no céu pode ser posto além da simples
dependência daquele que derramou seu sangue e morreu na cruz do Calvário. A
pregação de qualquer outro sistema é mero engano contra o qual fomos
advertidos, ou é uma armadilha para apanhar os desatentos.
Preste atenção: a fé simples, quando genuína, deixa claro que você
entra por Cristo que é a porta, porque uma fé assim leva á obediência. Como
você pode imaginar que você é membro de sua igreja se você não é obediente à
Cristo? É necessário que quem confie em Cristo se torne servo de Cristo. A fé
real nunca tropeça nisso. Cristo disse: !Se me amais, guardareis os meus
mandamentos?. Se não guardamos os mandamentos de Cristo a partir do princípio
do nosso amor por Ele, nossa religião é inútil. !Sem santificação ninguém verá
o Senhor?. Podemos falar o quanto quisermos sobre experiências e convicções
exteriores, porém !Pelos seus frutos os conhecereis?. O Espírito de Deus é o
espírito da santidade, quando Cristo entra na alma, toda iniqüidade precisa ser
expurgada dela. Você sabe como Malaquias descreve a sua vinda. Ele nos anuncia
a promessa de que o Senhor a quem buscamos virá ao seu templo de repente: quem
procura, acha. O que ele acrescenta? !Mas quem poderá suportar o dia da sua
vinda? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros?. O
fogo do ourives queima as escórias e o sabão do lavandeiro tira as manchas; da
mesma forma, se Cristo está em você, você passará por um refinamento que
queimará, seu pecado interior, e você será submetido a uma lavagem com o sabão
mais forte, para limpá-lo de todas as suas iniqüidades. !Não vos enganeis, de
Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear isso também ceifará?. Se
vivermos de acordo com a carne iremos morrer; se, pela graça de Cristo, vivemos
Nele, confiando Nele e servido à Ele ! sendo que o serviço é a evidência da
confiança, e a confiança a evidência da eleição ! então você entrou na igreja
pela porta, e você está bem.
Bem, se Cristo é a porta, e se nós entramos nesta igreja por esta
porta, não importa muito para nós o que aquele senhor idoso em Roma pensa de
nós. Ele pode querer nos excomungar. Isto ele gosta de fazer. Ele é bom em
maldizer; o que importa? Se sou nova criatura em Cristo Jesus, não dou a mínima
para as afrontas do Papa. Além disso, há muitos difamadores hoje em dia que
estão dizendo: !Os não conformistas não passam de um bando de heréticos. Nós
temos a sucessão apostólica, os sacramentos e os sacerdotes?. Ora, eles se
gabam de serem !católicos?, apesar de sua alegação ser desautorizada tanto pela
babilônia aqui de baixo como pela Jerusalém lá de cima. Que se vangloriem.
Enquanto temos a Cristo, eles que fiquem com sua sucessão apostólica e todos os
outros lixos. Ele é a porta, e, se entramos por Ele, está tudo muito bem.
Eu gosto da história dos moradores das ilhas Sandwich que tinham sido
convertidos por intermédio de um dos nossos missionários e já estavam ouvindo o
evangelho há anos. Um dia, dois ou três senhores com longos talares pretos
desembarcaram ali, e o povo perguntou porque tinham vindo. Eles responderam:
-- Viemos instruí-los na fé verdadeira e ensiná-los.
-- Bem ! disseram aqueles, -- se o seu é verdadeiro e de acordo com as
escrituras iremos ouvi-los.
Assim de passagem foi mostrado um pequeno diagrama aos nativos
semelhante a uma árvore com muitos galhos.
Os ramos mais
distantes eram os vários santos, os crentes os que fazem boas obras. Depois os
galhos um pouco mais fortes eram os sacerdotes; os mais grossos eram os bispos,
os bem fortes eram os cardeais, e todos se juntavam ao tronco que era o Papa.
Na base estava Pedro, derivando sua autoridade diretamente de Cristo. Os
nativos fizeram perguntas sobre todos estes galhos, especialmente alguns
apodrecidos que estavam caindo num fogo:
-- Quem são estes? ! Estes eram Lutero, Calvino e outros hereges que
tinham sido cortados da árvore verdadeira que é a igreja.
--
Digam-me ! disse um dos moradores das ilhas, -- Quem é a raiz das árvores? ! É
claro que concordaram que a raiz era Jesus Cristo. Então todos bateram Palmas
de alegria e disseram:
--
Não nos importamos com os ramos e galhos; nunca ouvimos falar deles, mas temos
a raiz, ela é suficiente para crescermos nela. ! Da mesma maneira, irmãos,
podemos dizer esta noite que, se temos a Cristo, temos a !raiz duma terra
seca?. Obtemos a raiz da questão, a base, o resumo, a substância de tudo.
Os
outros crêem em muitas formas;
Não
queremos discutir a esperança deles.
Que
eles corram atrás dos seus negócios e se alegrem com suas ilusões; a porta é
Cristo. Nós temos a Cristo, nós entramos pela porta, nós cremos Nele, nós
entramos na fé, na alegria e na paz por meio Dele. Nós estamos satisfeitos com
isso; que outros queiram escalar por outro lugar, se quiserem.
Antes
que eu termine este ponto, quero fazer uma pergunta que se propõe por si mesma:
será que todos já entramos pela porta? Concordamos que Cristo é a porta. Já
passamos por ela? Vocês que estão ficando velhos ! sempre ficam contentes
quando vejo cabeças brancas no auditório, com os cabelos grisalhos da
maturidade ! todos já creram em Jesus? Vocês conhecem a verdade, não querem
ouvir a pregação de nada a não ser do evangelho simples; mas será que já se
apropriaram dele? Pode-se morrer de fome com pão sobre a mesa e morrer de sede
com água pelo pescoço, se a pessoa não comer e beber. Você já confiou em
Cristo. Se não, como pode permanecer em estado de descrença, se !o que não crê
já está julgado, porquanto não crê no filho de Deus?? Homens e mulheres na
meia-idade, debatendo-se com as preocupações dos negócios, vocês já entraram em
Cristo? Eu sei que os pensamentos de vocês estão necessariamente muito ocupados
com o mundo; mas você não tem tempo para refletir sobre esta pergunta, ou se
arrisca a negligenciá-la: !Você crê no filho de Deus?? Se a resposta é não, meu
amigo, sua vida está por um fio, que, se cortado, tornará certa a sua ruína. E
vocês, jovens, que prova de bênção vê-los dispostos a vir ouvir a palavra! Mas,
será que já a ouviram com seus ouvidos interiores? Já olharam para o seu
mestre? É muito bom vir a Cristo cedo na manhã da vida, para ter um dia longo
de felicidade diante de si! Que este seja o privilégio de cada um de nós. É
inútil olhar para a porta se você não entra por ela. Que Deus lhe dê a graça de
entrar se você ainda não o fez.
Nosso
Senhor e mestre nos diz qual são as vantagens de entrar por Ele que é a porta:
aquele que entra por Cristo será salvo, entrará e sairá e achará pastagem.
Ele
será salvo: imagine que alguém acidentalmente mate seu companheiro. O parente
mais próximo da vítima tomará providências para matar o homicida por vingança, se
conseguir pegá-lo. Por isso o pobre homem foge o mais rápido que puder para a
cidade de refúgio. Seu coração está acelerado, seus pés voam, ele corre com
todas s suas forças. Ele passa por uma seta onde se lê: !Refúgio?, e continua
correndo. Em dado momento ele olha para traz e vê que o vingador está nos seus
calcanhares. Ele o vê aproximar-se e que provavelmente logo o alcançara. Quanto
cuidado ele toma para não tropeçar em alguma pedra, como ele voa pelo caminho,
rápido como uma gazela! Ele corre até avistar os portões da cidade. !Essa é a
cidade do refúgio?, ele se anima. Mas ele não se detém, porque só a visão da
cidade não o ajuda em nada; ele apressa seu passo para ultrapassar o vento, a
disparar pelo pórtico e ver-se na avenida central da cidade. Agora ele pára
para respirar. Agora ele pode enxugar o suor da testa. !Agora estou seguro?,
ele diz: ?porque nenhum vingador de sangue se atreverá passar por aquele
limiar; quem consegue fugir para cá está livre?. A mesma coisa acontece com o
pecador quando o pecado o persegue, quando descobre que ofendeu à Deus. Ele
ouve os terríveis caçadores da vingança divina correndo céleres atrás dele, e
sua consciência voa, sua alma se apressa para a cruz. Ele recebe um pouco de
esperança; ele ouve o salvador; mas isto não é suficiente. Ele só irá
descansar, só poderá dizer que está em paz quando tiver passado pelo portão da
fé e puder dizer: !Agora creio que Jesus morreu por mim?.
Quem
entrar pela porta será salvo. A arca de Noé foi construída nos tempos idos para
preservar Noé e sua família no grande dilúvio. Não se pode dizer que Noé seria
salvo enquanto não entrasse pela porta.
Depois que ele o fez, as mãos divinas, invisíveis, fechou a porta.
Quando Noé viu como Deus a calafetava e compreendeu que estava preso ali
dentro, ele se sentiu bem seguro. Se Deus nos tranca dentro, o dilúvio lá fora
não pode nos fazer nenhum mal. Quem deus fecha deve estar seguro. No momento em
que um pobre pecador confia em Cristo, Deus tranca a porta. Ali ele está e ali
Ele ficará até que o tempo não exista mais. Ele está protegido. Os poderes do
inferno não podem destruí-lo, e a vingança de Deus não pode tocá-lo. Ele passou
pela porta, e será salvo.
Li
outro dia a história de uns russos que passavam por uma ampla planície, onde
aqui e ali se via grandes florestas. As aldeias ficavam quinze ou vinte
quilômetros uma da outra, os lobos estavam soltos, os cavalos corriam em
disparada louca, os viajantes podiam ouvir os latidos dos lobos atrás deles. Os
cavalos davam tudo de si, mas os lobos chegavam cada vez mais perto, e eles só
escaparam, como dizemos, !por um triz?, conseguindo entrar em uma cabana que
encontraram à beira da estrada e fechar a porta. Depois eles ouviram os lobos
saltando sobre os telhados, roendo a porta, uivando e assustando-os com muitos
ruídos, mas os viajantes estavam seguros porque tinham entrado pela porta, e a
porta estava fechada. Agora, se alguém está em Cristo, ele pode ouvir com que
os demônios uivando como lobos, ferozes e famintos por ele; seus pecados, como
lobos, estão tentando arrastá-lo para baixo, para a destruição. Porém ele
entrou em Cristo, e este é um abrigo tal que, se todos os demônios desse mundo
viessem ao mesmo tempo, não conseguiriam arrancar um único sarrafo desse
refúgio eterno; só ele pode ficar firme, mesmo que o céu e a terra se
desfizessem. Cristo diz a todo homem e mulher que eles serão salvos se entraram
pela porta. Você não precisa ter nenhuma dúvida quanto a isso. Não deixe
ninguém questionar se você será salvo ou não; você será. Agarre nesse bendito
?será?. Senhor se você foi um bêbado, mas agora confia em cristo, você será
salvo. Você não voltará para a bebedeira, mas será salvo dela se crer nele.
Senhora, se você manchou seu caráter da pior maneira possível, mas crê em
Cristo, nenhum dos seus pecados passados irá arruiná-la, mas você será salva.
Sim, apesar de vocês serem tentados todos os dias das suas vidas, tentados como
jamais antes, Deus é fiel e não pode mentir ! se você passar por Cristo que é a
porta, você será salvo. Você está entendendo o que é passar pela porta?
Significa depender de Jesus, entregar-se a Ele, descansar Nele. Quando você
dependura seus apetrechos de cozinha nos ganchos do armário, o que os impede de
cair? Nada além do gancho; se ele segura bem, nada do que está pendurado nele
poderá cair. Você precisa confiar em Cristo como os utensílios estão pendurados
no gancho ele está firme como um gancho bem parafusado, se você se pendura
nele, não poderá nem ira perecer. Este é o principal privilégio ! ele será
salvo.
Quem
passou pela porta poderá entrar. Aquele que crê em Cristo entrará no descanso e
na paz, porque não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Ele entrará
no conhecimento secreto. Ele será um erudito e será instruído por Cristo como
seu rabino. Ele irá até Deus em oração com ousadia santa. Ele irá para aquilo
que está atrás do véu e falará com Deus de diante do trono da graça. Ele
entrará na condição de filho e se tornará herdeiro adotivo do céu. Ele entrará
na comunhão intima com Deus, falará com seu criador. O senhor fará resplandecer
o seu rosto sobre ele. Ele alcançará as coisas mais elevadas, entrará na sala
do tesouro da aliança e dirá: !Tudo é meu?. Ele entrará no depósito das
promessas e tomará tudo que sua alma precisa. Ele entrará, avançando de círculo
em círculo, até chegar ao lugar mais interior, onde o amor de Deus é espalhado
com mais graça.
Quem
passa pela porta será salvo e entrará. Se você sabe o que isso significa !
entre; entre mais fundo; entre mais, constantemente. Não pare onde você está,
mas entre até você receber um pouco mais. Se você ama a Cristo, aproxime-se
mais Dele, mais, ainda mais. Que sua oração seja:
Mais
perto quero estar, meu Deus, de ti,
Inda
que seja a dor que me uma a ti.
Sempre
hei de suplicar: !Mais perto quero estar,
Meu
Deus de ti!?
No
entanto, se coce quer entrar em qualquer coisa espiritual, você precisa ir
através de Cristo. Vocês que abrem suas bíblias e querem compreender um texto,
a maneira de entrar no sentido de um texto é pela porta, Cristo. Vocês que
querem mais santidade venham pela porta; o caminho para a santidade não é por
Moisés, mas, por Cristo. Vocês que querem uma comunhão mais íntima com o pai
celestial, o meio de entrar não pelos seus esforços próprios ! mas Cristo. Você
veio para Cristo primeiro para receber salvação; você precisa continuar vindo a
Cristo para ser santificado. Jamais procure outra porta porque só existe uma, e
esta o levará para a vida, amor, paz, conhecimento e santificação. Ela o levará
para o céu. Cristo é a chave mestra pêra todas as dependências para todas as
dependências do palácio da misericórdia, e se você tem Cristo você pode entrar.
Nada pode manter você fora de alguma câmara secreta. Você entrará, em nome de
Deus através de Cristo, que é a porta.
O
próximo privilégio é que você sairá. Os dois juntos - entrar e sair !
significam liberdade. O cristão não entra numa igreja como numa prisão; ele
entra como um homem livre que entra e sai de sua própria casa. Entretanto, o
que significa sair? Creio que é o seguinte, irmãos: aqueles que confiam em
Cristo saem para suas atividades diárias através de Cristo, que é a porta.
Quantos de vocês já pensaram nisso? Você percebe que às vezes você levanta, se
veste e sai precipitado para o trabalho, e se sente fraco o dia todo. Bem, eu
não me admiro, porque não saiu através da porta, Cristo. Imagine que você tenha
se entregue a Cristo para o dia e, mesmo que teve só pouco tempo para orar, e
disse nesses termos: !Senhor, sou teu. Toma conta de mim hoje. Estou saindo
para onde haverá muitas coisas para me tentar e provar. Não sei o que haverá
hoje, Senhor, mas estou saindo em teu nome e descansando em tua força. Se há
algo que eu possa fazer por ti, desejo fazê-lo. Se há algo a sofrer, desejo
sofrê-lo por amor a ti, mas cuida de mim, Senhor. Não quero sair e encarar as
outras pessoas antes de ter visto a tua face, e não quero falar com elas antes
de ter falado contigo, nem ouvir o que elas tem a dizer antes de ter ouvido o
que o Senhor Deus tem a dizer?. Você pode crer que é uma bênção quando você
passa pela porta. Você terá a certeza de voltar feliz para casa quando sai
dessa maneira.
Será
que este sair não significa sair para o sofrimento? Às vezes você e eu somos
chamados para suportar dores físicas e perdas de bens ou de entes queridos.
Como é bom sair para sofrer essas coisas pela porta, e poder dizer: !Mestre,
isto é uma cruz, mas eu quero carregá-la, não na minha força, mas na tua. Faça
comigo o que quiseres; beberei o cálice que tu o indicaste?. Em qualquer coisa
e que você puder ver a mão de Cristo, o amargo fica doce e as coisas pesadas
logo ficam leves. Vá para o seu leito de enfermidade como espera ir para o
leito de morte: pela porta, isto é, através de Cristo.
E
quando, como às vezes acontece, temos de sair, por assim dizer, da comunhão com
Cristo para lutar com nossos pecados interiores, a maneira certa de lhes
resistir é pela porta. Se você alguma vez tentar lutar contra o pecado pela sua
própria força, ou em base legal, ou se você sente que será condenado se não
vencer esses pecados, você será tão fraco como água. O caminho da vitória é
pelo sangue do cordeiro. Não há como matar o pecado exceto jogando o sangue de
Cristo sobre ele. Assim que o sangue de Cristo entra em contato com o pecado
persistente, o pecado retrocede de pronto. Saia para os seus conflitos
espirituais pela porta.
Assim,
amados, em tudo que fazemos pelo Senhor devemos sair pela porta. Para mim é
sempre agradável pregar quando que saí em nome do meu mestre, quando não venho
para lhes dizer as idéias que desenvolvi em próprio cérebro, nem para colocar
para vocês ilustrações interessantes, como eu às vezes gostaria. Quando venho
para lhes dizer simples e somente o que meu Senhor quer que vocês saibam,
trago-o como mensagem a vocês do deus de vocês, e ele acende em meu coração seu
grande amor pelos pecadores que estão perecendo. Assim, o ministério é um
prazer.
Agora,
o último privilégio mencionado no texto é !e achará pastagem?. Eu imagino que
foi para isso que vocês vieram aqui, vocês que amam o Senhor: para encontrar
pastagem. É uma grande benção se, quando vimos ouvir o evangelho, ele se torna
um verdadeiro pasto para nós. Conhecemos alguns que dizem que os problemas da
semana se tornam insolúveis porque o domingo foi vazio. Se vocês são membros de
uma igreja dilacerada por discórdias, onde o pastor tem abundância de tudo
menos de Cristo, vocês logo vão começar a reclamar, e a valorizar o privilégio
de ouvir Jesus Cristo, elevado entre vocês. Quem, porém, são as pessoas que
ganham pastagem quando Jesus Cristo é pregado? Não são todas que o ouvem, nem
mesmo todos os crentes. Há ocasiões em que você ouve um sermão que não serve
para você, mas seu irmão ou irmã ao seu lado pode ser grandemente instruído e
confortado por ele. Nesse caso, eu não me surpreenderia se a razão é que seu
amigo entrou no culto pela porta e você não.
Você
conhece a história do senhor Erskine e da boa senhora que veio ouvi-lo pregar
em um dia de ceia? A pregação foi tão agradável que ela achou que nunca tinha ouvido
outra igual. Assim, depois do culto ela perguntou:
- Quem foi aquele senhor que pregou hoje? ! quando lhe falaram que foi
o Sr. Ebenezer Erskine, ela disse:
- Voltarei no próximo domingo para ouvi-lo de novo. ! ela veio, ouviu,
e pensou: ?Que pregação pesada e seca!? não recebeu nenhum conforto com ela;
então, como uma mulher tola que eu acho que ela deve ter sido, ela foi ao
vestíbulo e disse:
-
Sr. Erskine, domingo passado eu o ouvi com muito prazer; nunca fui tão
edificada. Vim novamente esta manhã, mas fui terrivelmente desapontada. ! O bom
homem respondeu com muita calma:
-
Desculpe, minha senhora, quando veio a igreja domingo passado, veio com que
motivação?
-
vim para a ceia, senhor.
-
para ter comunhão com Cristo, eu imagino? ! ele perguntou.
-
|Sim, senhor.
-
Bem, a senhora veio para isso, e o recebeu. Agora, diga-me, para que a senhora
veio aqui esta manhã?
-
vim para ouvi-lo, senhor ! ela disse.
-
e foi o que a senhora recebeu, e nada, além disso, porque a senhora não veio
para nada mais.
Ora,
quando as pessoas vêm para ouvir certo pastor, ou por hábito, ou pela forma,
será que sempre recebe aquilo pelo que vieram? Quando a pessoa vem a procura de
falhas, nós sempre lhes servimos muitas das nossas imperfeições para
entretê-las, de modo que não saiam desapontadas. Outros que vêm somente por
hábito, dizem: !Bem, esta é a minha tarefa; fiz minha obrigação?. É óbvio que
sim. Mas se você entrou pela porta ! isto é, olhando para Cristo, procurando
por Cristo, desejando não ver o pregador, mas o Senhor, não receber as palavras
do homem, mas de Deus para sua alma ! eu creio que você achou pastagem.
Eu
penso que o texto pode significar que quem descansa em Cristo terá todas as
suas necessidades supridas. Se este texto não diz isto, outro diz: !O Senhor é
o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso?.
Alguns de vocês são muito pobres, mas se confiaram em Cristo, podem
reivindicar esta promessa: !o Senhor disse que eu acharia pastagem?. Venha a
Cristo e lhe diga que foi Ele mesmo que afirmou isso: !Nenhum bem sonega aos
que andam retamente?.
Eu
anseio em Deus que alguns que ainda não entraram no aprisco sejam agora
atraídos à Jesus. Oh entrem pela porta para estes quatro privilégios especiais.
Você talvez nunca tenha uma oportunidade assim. Talvez você nunca mais seja
tocado assim pelo Espírito de Deus. Sim! Sem demora lancem suas almas
impotentes nos braços cheios de graça do Salvador, que pode e quer salvar, para
que sejam salvos agora.
Autor: Pr Charles Haddon Spurgeon
Extraído de: Spurgeon´s Sermons Fonte: www.PalavraPrudente.com.br
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