sexta-feira, 9 de março de 2012

O DÍZIMO BÍBLICO

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa On line, dízimo significa a décima parte. Biblicamente o dízimo é cobrado para manutenção da obra ou da igreja de Deus, como qualquer outra sociedade, onde seus sócios contribuem mensalmente com um valor pré-estipulado pela direção para a manutenção da própria sociedade, com uma diferença: Deus dá condições para o homem viver e sobreviver, dá saúde e outras posses, e então diz: Trazei o dízimo a Casa do Tesouro para que haja mantimento na minha casa (igreja) (Mal. 3:10). Já as associações cobram mensalidades, bem mais que a décima parte, no entanto pouco fazem em benefícios dos sócios. Mas Deus é o dono de tudo, e  o homem de nada é dono, apenas administra enquanto vive.
 O dízimo bíblico entregue através de voto
 Gen. 28:20-22 Jacó votou um voto dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestido para vestir, e eu em paz retornar a casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus, e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus e tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Neste texto, Jacó se revela dizimista condicional. O voto de construir a casa de Deus Jacó cumpriu em Gen. 35:7 e se Jacó disse que certamente entregaria o dízimo, ele certamente o fez.
 Moisés cobra dízimos dos israelitas
 Lev. 27:30-31 Também as dizimas do campo, da semente do campo, do fruto as árvores, são do Senhor, santas são ao Senhor. Porém, se alguém das suas dizimas resgatar ou tirar alguma coisa acrescentará o seu quinto sobre ela.
Ou seja, se a renda foi de mil reais, deve-se devolver cem reais para o Senhor, o que é equivalente a 10%. Mas se foi necessário gastar os cem reais que na verdade é do Senhor, quando for devolver, deve-se acrescentar a quinta parte sobre os cem reais, ou seja, vinte reais, totalizando assim cento e vinte reais.
 A forma de entregar o dízimo
 Mal. 3:8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
Ou seja, na entrega de parte do dízimo ou da oferta e achar que engana a Deus. Atos 4:36-37 diz que Barnabé vendeu uma herdade e trouxe o preço e depositou aos pés dos apóstolos. Atos 5:1-4 diz que um certo Ananias quis fazer o mesmo, diz que ele reteu parte do dinheiro e apresentou aos apóstolos como se fosse integral, e apenas sua esposa sabia. Disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentistes aos homens, mas a Deus. Pedro explicou que não era obrigado doar o dinheiro, mas que não podia mentir, dizendo que aquele preço era todo o valor da herdade. Se Ananias tivesse falado aos apóstolos o preço certo da venda da herdade e que entregaria apenas parte do preço e ficaria com o restante estaria dizendo a verdade, logo não pecaria e não teria morrido, conforme diz o v. 5. Ou então, se não tivesse levado nada, pois só doaria sua herdade se quisesse.
 Voltando a análise de Mal. 3:10: Trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos. Ov. 12 diz: E todas as nações vos chamarão bem-aventurados, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. O v. 13 diz: As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o Senhor.
Entendemos que essas palavras eram dirigidas exclusivamente para o povo de Israel, e não a todas as nações, inclusive a ordem quanto à entrega dos dízimos. Mas Deus, através de seu filho Jesus Cristo,  adotou os estrangeiros como filhos.
Paulo disse aos romanos (os quais não eram israelitas): Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba Pai (Rom. 8:15). Aba Pai era uma forma pela qual os judeus se dirigiam a Deus, inclusive Jesus o fez (Mar. 14:36). E os estrangeiros estavam, por meio de Jesus Cristo, recebendo também este direito, como filhos enxertados, logo participantes da raiz (Rom. 11:17). Sendo assim, recebemos também o dever de entregar os dízimos e obedecer toda a Palavra de Deus (Is. 56:6-7).
 A utilidade dos dízimos
I Cor. 9:13-14 Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que viviam do evangelho. Neste texto, vemos que o dízimo pode ser usado para manter aqueles que vivem anunciando o evangelho, liderando o povo de Deus, dirigindo igrejas, que vivem no altar do Senhor.
Neemias 13:10-12 Também entendi que o quinhão dos levitas se lhes não dava, de maneira que os levitas e os cantores que faziam a obra, tinham fugido cada um para a sua terra.
Este texto diz que os levitas e também os cantores, que juntos faziam a obra, viviam dos dízimos.
No v. 11 Neemias discute com os magistrados, porque eles teriam desamparado a casa de Deus, e ele diz: porém, eu os ajuntei e os restaurei no seu posto.
O v. 12 diz: Então todo o Judá trouxe os dízimos do grão e do mosto, e do azeite aos celeiros. O que vemos neste versículo foi uma resposta de Judá a má administração da igreja. Reteram os dízimos, então faltou o sustento para os levitas e para os cantores e estes abandonaram a obra de Deus, mas na medida em que Neemias os resgatou, os trouxe para o templo e os  colocou cada um no seu posto, toda Judá trouxe os dízimos ao celeiro do templo, como um sinal de satisfação com a nova direção do povo de Israel.
Deut. 14:28 Ao fim de três anos tirará todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano, e os recolherás nas tuas portas. Então virá o levita (pois nem parte e nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão e fartar-se-ão, para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres.
 Deut. 26:12-13 Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade no ano terceiro que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão, e á viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem. E dirás perante o Senhor teu Deus: Tirei o que é consagrado (dízimo) de minha casa, e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e a viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado, nada traspassei dos teus mandamentos, nem dele me esqueci.
Os dízimos eram usados para sustentar os levitas pertencentes à tribo de Levi, eles eram encarregados dos trabalhos do templo e do tabernáculo. Mas também eram destinados para ajudar os órfãos e as viúvas que não tinham condições financeiras para a sobrevivência e até os estranhos carentes.
 Atos 6:1, 3, 4 Ora naqueles dias, crescendo o numero dos discípulos, houve uma grande murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Escolhei pois, irmãos dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
As viúvas eram acolhidas pelo ministério, e os dízimos também eram usados para esse fim, aliás, não tem lógica a igreja pregar o amor e a justiça e desamparar as viúvas e os órfãos da sua própria comunidade.
Atos 6:5 diz que este parecer contentou a todos e elegeram homens para isso. E a igreja de hoje? Também usam os dízimos para esse fim? Ao lermos Marcos 12:41-44 compreendemos que era grande a preocupação de Jesus com os órfãos e principalmente com as viúvas.
 O obreiro é digno de seu salário (Luc. 10:7), mas também os cantores que, através da música, alegram a liturgia do culto e mantêm a igreja na glorificação a Deus. Muitos não têm tempo disponível para os ensaios, para manter a aparelhagem de som, não tem como comprar cds ou um violão. Para esses a liderança da igreja deve olhar com mais atenção, dando mais assistência, pois a estes Deus ama e requer cuidado (Neemias 10:39 / 13:10-12).
 A doação voluntária
 I Crônicas 29:5, 6, 17 Davi, os príncipes e o povo voluntariamente ofertavam a Deus com dinheiro, ouro, prata, cobre, ferro, pedras e até mão de obra, mas a administração era feita com amor e nenhum necessitado ficava desamparado (Deut. 26:12-13).
 Nos dias de Cristo
 João 6:2-7 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. Então Jesus levantou os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão para estes comerem? Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão para que cada um deles tome um pouco.
Esse texto é um exemplo para a direção das igrejas de hoje seguir. Em Malaquias 3:10 Deus fala que o dízimo é para manutenção de sua casa. Neste caso o dizimo é para manter os sacerdotes, os cantores, as viúvas e os órfãos servindo a Deus, porque cessar a fome alheia é um gesto de amor.
 Mat. 23:23 Disse Jesus: Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endo e o cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. Deveis porém fazer estas coisas e não omitir aquelas.
Lucas 11:42 (última parte) diz: Desprezais o juízo e o amor de Deus.Importava fazer estas coisas e não deixar as outras. A justiça e o amor devem ser considerados em primeiro lugar e quando se devolve o dízimo por amor a causa, faz-se justiça, mas quando se entrega apenas para ser visto como justo e para preservar a aparência, como fez o fariseu em Lucas 18:11-12, não há nenhuma recompensa da parte de Deus, pois a si mesmo exaltou, e assim, poderá ser humilhado. V. 14 (segunda parte) Esta parábola de Jesus é um exemplo que devemos seguir. Quando fizermos nossa colheita devemos olhar em nossa volta, porque o levita (que é aquele que está a serviço na igreja), o necessitado, o órfão e a viúva. Então podemos dizer a Deus: Tirei o que é consagrado de minha casa e dei também ao levita ao estrangeiro, ao órfão e a viúva, conforme a todos os teus mandamentos que me tens ordenado, nada traspassei dos teus mandamentos, nem dele me esqueci (Deut. 26:12-13). Fazendo assim, estamos mantendo a casa de Deus como disse Deus em Mal. 3:10.

Fonte: luizgregoriogomes.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário